A importância de investir no Capital Humano

Com a renovação das gerações, a força de trabalho também se renova. Cada vez mais, o foco tem sido direcionado para o desenvolvimento do Capital Humano, através da transformação cultural, tecnológica e de processos. Os profissionais buscam empresas que visam a sustentabilidade e o crescimento do negócio.

Deste modo, os gestores devem ficar atentos a fim de desenvolver estratégias para reter talentos. Caso contrário, os colaboradores podem procurar oportunidades em outro lugar que favoreça o crescimento na carreira.

Uma pesquisa sobre as tendências globais realizada pela rede global de empresas e membros, a Deloitte, fez uma entrevista com mais de 11.000 gestores de 124 países. O estudo indicou as principais áreas que merecem atenção dos líderes e, entre elas, está o desenvolvimento do capital humano nas organizações.

O relatório mostrou que os profissionais não consideram mais trabalhar nas companhias apenas por suas performances financeiras. As pessoas valorizam a relação das empresas com a sociedade e o aperfeiçoamento de suas competências no trabalho.

Isso indica uma nova tendência no mercado: a necessidade das organizações valorizarem mais o potencial de seus funcionários, com o intuito de evitar gastos com captação e treinamento de novos profissionais.

 
Como valorizar o capital humano da sua empresa

A empresa pode adotar algumas atitudes que fazem com que seus colaboradores se sintam mais valorizados. Assim, eles permanecem mais tempo na organização e ainda contribuem para seu desenvolvimento.

Conhecer a equipe:

Algumas vezes, um profissional está alocado em uma determinada função que não se encaixa com os seus conhecimentos. Promover a realocação desse funcionário para uma atividade mais adequada pode gerar benefícios para a companhia, deixando o colaborador mais satisfeito e produtivo.

Plano de carreira:

Ao definir um plano de carreira, o gestor apresenta a trajetória possível para o desenvolvimento do profissional dentro da empresa. A medida gera benefícios para a companhia, já que incentiva a melhora constante dos colaboradores.

Definição de metas:

A organização precisa definir as suas metas e traçar as estratégias para alcançá-las. Essa informação deve ser compartilhada com os colaboradores, para que eles saibam o que estão buscando para o negócio. Essa é uma maneira de manter a equipe motivada e focada no core business. Também é importante auxiliar os colaboradores no alinhamento de suas metas pessoais, como a realização de um curso ou o aprimoramento de uma língua estrangeira, por exemplo. Assim, será possível conciliar os objetivos da instituição às pretensões da equipe.

Gratificação por desempenho:

Outra estratégia que pode ajudar na gestão do capital humano é a bonificação para o colaborador que apresentar um desempenho acima da média. A gratificação é uma forma concreta de mostrar ao colaborador que a empresa valoriza o esforço dele em melhorar sua qualidade. Isso também incentiva que outros integrantes da equipe se sintam encorajados a se esforçar mais.

 
Como o investimento em processos pode ajudar

Uma maneira de valorizar o Capital Humano é o investimento em tecnologia para automatizar processos

A Energy People oferece suporte às funções estratégicas e operacionais do seu RH. Com a metodologia diferenciada de Desenvolvimento de Capital Humano que oferece ferramentas para viabilizar um sistema de diagnóstico da empresa e implantação inteligente de boas práticas, otimização de processos e iniciativas estratégicas.

São mais de 150 possíveis vetores (processos, procedimentos, práticas, treinamentos, ferramentas e comportamentos) que direcionam para um ecosistema que tangibiliza resultados de eficiência (redução de custos, aumento de lucro, aumento de vendas) e valorização da marca.

Conheça melhor essa solução clicando aqui.

 —————————

Sua opinião é muito bem-vinda! Comente, se expresse, esse espaço é seu 😉

Por favor, verifique os termos antes de realizar seu comentário:

  • Os comentários do blog são moderados.
  • Só publique comentários relacionados ao conteúdo do artigo.
  • Comentários anônimos não serão publicados.
  • Não coloque links de artigos de seu blog nos comentários.
  • Deseja nos contatar? Acesse o formulário de contato aqui.
  • Os comentários não refletem a opinião do autor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *