Você está pronto para o futuro profissional?

As transformações ocasionadas pelo distanciamento social devido pandemia, foram imensas e afetou principalmente, o mercado de trabalho. No entanto, parte destas mudanças tentem a se solidificar, exigindo ainda mais qualificações dos profissionais.

Dados recentes do relatório anual da Workana, plataforma que conecta freelancers a empresas da América Latina, revelaram que 67,8% dos empreendedores tiveram que desenvolver soluções para vender on-line. A maioria precisou investir na gestão de redes sociais (22,7%), e em canais para se comunicar com os clientes (20,3% em vendas pelo WhatsApp e 15% na criação de site).

Em um mundo cada vez mais volátil, incerto, complexo e ambíguo, muitas áreas estão passando por transformações, ao mesmo tempo, outros modelos de negócios estão surgindo. Do lado dos profissionais, tão importante quanto as habilidades técnicas relacionadas a novas tecnologias é o desenvolvimento e incorporação em seu dia a dia das chamadas “soft skills”, habilidades de relacionamento, comportamentais e inteligência emocional.

Pensamento crítico e solução de problemas, por exemplo, estão entre as habilidades que os profissionais terão que ter nos próximos anos, destaca o relatório Futuro do Emprego, do Fórum Econômico Mundial, que sinaliza também que 50% dos profissionais precisarão se requalificar até 2025.

Características do profissional do futuro

Resiliência Evolutiva: capacidade de aprender com os desafios e voltar melhor do que era antes. É necessário resistir às dificuldades, aprender com as experiências, entender as oportunidades de desenvolvimento e ser melhor, evoluindo a cada novo desafio.

Usar tecnologias novas: o profissional do futuro precisa ter a capacidade de criar, engajar e nutrir redes de negócios ou mudanças sociais através do uso inteligente de mídia eletrônica, tecnologias emergentes e dos recursos digitais, com  linguagens, interações, comunicações e relacionamentos bastante diferentes do tradicional.

Recapacitar-se continuamente:  recapacitação, retreinamento ou mesmo construção de novas habilidades.  É quase uma reinvenção de si mesmo, buscando se desenvolver em tempo real, estar disposto a aprender abandonando os velhos hábitos.

Sense and respond”: agir rápido, com senso de urgência apurado. Num mundo tão incerto, esperar pode ser a pior escolha. Ao identificar a necessidade ou a oportunidade da mudança, não espere. Faça!

A pandemia da covid-19 mostrou que será necessário apostar em pessoas com habilidades pessoais, dispostas a ajudar a empresa enfrentar os desafios, que toda a volatilidade e incerteza mundial nos trás. O colaborador deve estar aberto a desenvolver novas habilidades e competências, para assim, se adaptar ao novo formato exigido pelo mercado de trabalho.

Atrair ou desenvolver a capacidade dos colaboradores é mais uma das ações realizadas pela Jobs & Talents, uma das áreas de atuação do Energy Group, operada pela Energy People, que oferece além das soluções integradas, com suporte em serviços que abrangem todas as funções estratégicas e operacionais da área de RH, a tercerização de serviços especializados, através de soluções inteligentes, agregando valor e reduzindo custos para as empresas.

Fonte: https://valorinveste.globo.com/objetivo/empreenda-se/noticia/2021/01/01/carreira-de-quais-habilidades-as-empresas-vao-precisar-no-pos-pandemia.ghtml

 —————————

Sua opinião é muito bem-vinda! Comente, se expresse, esse espaço é seu 😉

Por favor, verifique os termos antes de realizar seu comentário:

  • Os comentários do blog são moderados.
  • Só publique comentários relacionados ao conteúdo do artigo.
  • Comentários anônimos não serão publicados.
  • Não coloque links de artigos de seu blog nos comentários.
  • Deseja nos contatar? Acesse o formulário de contato aqui.
  • Os comentários não refletem a opinião do autor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *