Qual o impacto da saúde dos funcionários para a empresa?

A atenção à saúde dos colaboradores é de fundamental importância para o funcionamento das atividades da empresa. Os cuidados que a saúde exige vão desde a realização de exames preventivos, passando pela avaliação de riscos ocupacionais à análise das respostas cognitivas e emocionais.

Zelar pela manutenção do capital humano é um dos maiores investimentos que a empresa realiza, pois atende às exigências do planejamento estratégico e interfere diretamente na cultura e no ambiente organizacional.

A manutenção da saúde exige comprometimento de ambas as partes. O trabalhador deve se adaptar às novas exigências e buscar a melhor forma de enfrentar os desafios. Todavia, o esforço é inútil se não contar com o apoio de líderes e gestores. Não basta apenas verificar se o trabalho está sendo feito no prazo estipulado, mas como e em quais condições as atividades são desenvolvidas pelo colaborador.

Saúde emocional

Antes da pandemia, a saúde mental e emocional dos trabalhadores carecia de mais atenção. No entanto, as crises sanitária e econômica intensificaram as tensões e contribuíram para o surgimento de novos problemas em decorrência das características do home office e das necessidades dos que continuaram a se deslocar para o local de trabalho.

Segundo especialistas, problemas relacionados ao estresse, irritação, ansiedade e depressão interferem na motivação e provocam queda de produtividade. Por isso, é necessário que a empresa ofereça alternativas capazes de evitar o surgimento de malefícios e favorecer o desempenho dos colaboradores.   

Diminuição do absenteísmo

A incidência de doenças na vida no colaborador contribui para o aumento de faltas e atrasos, o que provoca impacto negativo na produtividade. As equipes de RH devem combater o absenteísmo por meio de acompanhamento e diálogo, a fim de que cada funcionário possa estar bem e contribuir para o pleno funcionamento da organização. Também é louvável a criação condições favoráveis à manutenção do bem-estar no ambiente de trabalho como a implantação de programas de promoção de saúde, englobando os fatores emocional, físico e mental.

Outro ponto que faz a diferença no cotidiano das empresas é ouvir as necessidades e anseios do colaborador. Muitas vezes, o fornecimento de equipamentos atualizados ou a observação dos cuidados relativos à ergonomia na estação de trabalho interferem na motivação e frequência dos funcionários. Quando um colaborador encontra-se em boas condições de saúde, dificilmente faltará ao serviço.

Retenção de talentos

O oferecimento de um plano de saúde adequado às necessidades do colaborador e de seus dependentes é quase que uma obrigação para a efetiva retenção de talentos na empresa. Devido à forte concorrência, os pacotes de benefícios adquiriram mais relevância para contratar e reter funcionários, uma vez que podem ser fatores decisivos ao proporcionarem segurança, economia e motivação ao funcionário.

A permanência de um colaborador adaptado ao ambiente de trabalho e em plena atividade funcional é mais vantajoso para a empresa do que a busca por novos profissionais. Investir em benefícios como um bom plano de saúde é uma ação estratégica que visa à manutenção de equipes competitivas no atual cenário. Além disso, novas contratações geram gastos com treinamentos, necessidade de integração e encargos trabalhistas.

Economia

Uma das razões que justificam a implementação de um programa de promoção de saúde no trabalho é a redução dos gastos com assistência médica. Além de combater o surgimento de doenças ocupacionais, a iniciativa favorece a qualidade de vida dos colaboradores no ambiente organizacional e inibe o aumento de ocorrências médicas, o que contribui para a manutenção da produtividade.

Resultado

A implantação de um programa de benefícios bem estruturado reduz os custos e contribui para a ampliação da assistência. Isso favorece a utilização dos serviços por quem mais precisa de acompanhamento médico como gestantes, idosos e portadores de doenças crônicas. O impacto da melhoria das condições saúde dos colaboradores no cotidiano da empresa pode ser verificado com a diminuição do número de ocorrências. Por meio das informações obtidas é possível avaliar os resultados e sua relação com a produtividade esperada.

 —————————

Sua opinião é muito bem-vinda! Comente, se expresse, esse espaço é seu 😉

Por favor, verifique os termos antes de realizar seu comentário:

  • Os comentários do blog são moderados.
  • Só publique comentários relacionados ao conteúdo do artigo.
  • Comentários anônimos não serão publicados.
  • Não coloque links de artigos de seu blog nos comentários.
  • Deseja nos contatar? Acesse o formulário de contato aqui.
  • Os comentários não refletem a opinião do autor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *