A inadimplência impacta seu negócio?

Sua empresa concede prazo de pagamento para seus clientes diariamente. Como essa é uma situação rotineira de seus negócios, talvez sua empresa não tenha pensado sobre os riscos que você está assumindo.

Mas o que acontece quando um cliente fica inadimplente? Quando um negócio entra em falência? Ou quando o governo de repente proíbe transferências de pagamentos?

Talvez sua empresa nunca tenha passado por nenhuma destas situações antes, mas você precisa saber que 25% das falências são causadas por faturas não pagas.

Quanto que as faturas não pagas representam do seu faturamento total? Isto não merece uma proteção?

 

COMO FUNCIONA?

É uma ferramenta eficaz de gestão de risco financeiro que protege a sua empresa contra perdas decorrentes do não pagamento de dívidas relacionadas com o seu negócio.

O seguro de crédito garante que sua empresa não seja afetada negativamente pela inadimplência de um ou mais de seus clientes; também é uma ferramenta que o auxilia no gerenciamento de seus riscos.

Com o seguro de crédito, sua empresa consegue vender a prazo com a segurança de que será paga.

E caso algum dos seus compradores fique insolvente ou entre em falência, à sua empresa será indenizada de acordo com os termos e condições da apólice contratada para o risco.

 

POR QUE CONTRATAR O SEGURO DE CRÉDITO?

Visa assegurar o resultado financeiro da sua empresa utilizando o seguro de Crédito, como um importante instrumento.

A sua empresa necessita oferecer crédito aos seus clientes para manter a competitividade, proteger o seu fluxo de caixa contra o risco de inadimplência ou atraso da venda dos produtos e serviços realizados a prazo, tanto no mercado local como para exportação.

Ao contratar uma apólice de seguro de Crédito sua empresa transfere o risco de não pagamento que o comprador pode representar para um terceiro, o que garante previsibilidade para o caixa da empresa. A seguradora irá oferecer cobertura de risco de crédito contra o não pagamento dos compradores causado por insolvência ou atraso simples porque é realizada uma análise criteriosa do comprador, considerando sua capacidade de pagamento, seus números financeiros e seu comportamento no mercado.

Uma outra questão importante é a avaliação e monitoramento que a empresa realiza de compradores no mercado. Isso possibilita que ela tenha preliminarmente informações importantes para o vendedor em relação ao comprador sobre o qual se pede cobertura de risco de crédito. Por ter informações de diversos outros segurados que também são fornecedores do mesmo comprador, a seguradora possui dados que o mercado geralmente não tem acesso e assim fica sabendo de problemas de pagamento antes que os bureaus de crédito sejam informados.

 

VANTAGENS EM CONTRATAR O SEGURO DE CRÉDITO:

  • Garantia de recebimento em caso de inadimplência dos clientes;
  • Prévio conhecimento sobre potenciais clientes inadimplentes;
  • Redução da provisão de perdas com devedores duvidosos;
  • Aumento de credibilidade junto a bancos e instituições financeiras;
  • Seguros de crédito à exportação e crédito interno podem gerar novos mercados para à empresa;
  • Aumento de competitividade no mercado;
  • O seguro de Crédito pode servir como uma garantia adicional para respaldar um programa de financiamento com taxas mais atrativas;
  • Possibilita o aumento nos prazos e no perfil de pagamentos contribuindo para financiar o seu negócio e sem acrescentar um risco excessivo ao balanço da empresa;
  • Aprimora o Gerenciamento de Riscos, aliado as boas práticas de Governança Corporativa;
  • Benefícios Fiscais

 

Gostaria de saber mais? Clique aqui e entraremos em contato.

—————————

Sua opinião é muito bem-vinda! Comente, se expresse, esse espaço é seu 😉

Por favor, verifique os termos antes de realizar seu comentário:

  • Os comentários do blog são moderados.
  • Só publique comentários relacionados ao conteúdo do artigo.
  • Comentários anônimos não serão publicados.
  • Não coloque links de artigos de seu blog nos comentários.
  • Deseja nos contatar? Acesse o formulário de contato aqui.
  • Os comentários não refletem a opinião do autor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *