Multas mais comuns em frotas empresariais, como evitá-las?

As infrações de trânsito podem comprometer de diversas formas o orçamento e a imagem da empresa, reconhecer a importância de gerenciar de maneira adequada esse problema, além de preservar a qualidade do serviço, evita perdas significativas.

Veículos estacionados em local proibido, motorista usando o celular enquanto dirige, carros transitando em mau estado de funcionamento. Estas são algumas das principais infrações que aparecem nas frotas empresariais e que representam um gasto que poderia ser evitado.

Muitos condutores acumulam hábitos nocivos de direção com a intenção de ganhar tempo no transporte. A única maneira de contornar o problema é criar um programa de conscientização sobre a política de qualidade do seu negócio.

O uso correto das informações permite olhar de maneira estratégica para programas educacionais que capacitam os condutores. Para uma ação bem-sucedida, os temas abordados devem ser alinhados conforme a recorrência de infrações leves, médias e graves.

Como evitar que estas infrações aconteçam?
Crie políticas de condução dos veículos

Elaborar e deixar claras quais as regras de conduta e sistemas de recompensa aos melhores condutores, costuma ser um diferencial;

Conscientize a equipe

É importante que toda a equipe saiba sobre a política de condução de veículos, para trabalharem juntos neste mesmo propósito. A organização de palestras, conversas e trocas, ajuda a despertar a conscientização sobre as boas práticas no trânsito;

Ofereça treinamentos aos motoristas

O condutor do veículo é a figura central na redução das multas, por isso, é preciso ir além da conscientização. Oferecer treinamentos para uma direção segura pode fazer toda a diferença, assim como repassar as leis de trânsito e as consequências mais graves, que as infrações podem trazer para além do custo de uma multa e da pontuação na carteira de habilitação.

Terceirize as frotas

Ao contratar um serviço de uma terceirizada, a empresa recebe carros com quilometragem baixa e com as manutenções em dia. Desta maneira, as multas por má conservação de veículos já se tornam menos comuns – e até inexistentes.

Registre todas as infrações

Enquanto ainda não zerar a quantidade de multas nas frotas, é fundamental ter o controle de tudo que aconteceu. Procure registrar e relatar as infrações em um documento, separando-as por datas, valores, veículos e motoristas envolvidos.

A Energy Fleet Services, é uma empresa do Energy Group, especialista em terceirização e gestão de frotas executivas há mais de 10 anos. Com projetos flexíveis e individuais, oferece a mobilidade adequada que a empresa precisa. Tudo para garantir a melhor experiência e sensação de tranquilidade para os seus clientes. 

Confira mais sobre a terceirização de frotas aqui.

 —————————

Sua opinião é muito bem-vinda! Comente, se expresse, esse espaço é seu 😉

Por favor, verifique os termos antes de realizar seu comentário:

  • Os comentários do blog são moderados.
  • Só publique comentários relacionados ao conteúdo do artigo.
  • Comentários anônimos não serão publicados.
  • Não coloque links de artigos de seu blog nos comentários.
  • Deseja nos contatar? Acesse o formulário de contato aqui.
  • Os comentários não refletem a opinião do autor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *