Executive Searching e Hunting

Se buscarmos no dicionário pelo significado de cada uma dessas palavras, ambas vindo do inglês, é possível que já consiga entender um pouco sobre a tal diferença entre elas. Quando traduzida para o português, a palavra search significa “buscar”, já o termo hunting em português significa “caçar” e por isso expressa, de certa forma, maior agressividade.

Buscar e caçar. Essas são as duas palavras que caracterizam os processos seletivos Searching e Hunting. Dependendo do contexto e realidade da empresa, um recrutamento através da busca é suficiente, mas hoje em dia isso não é mais tão comum.

Para acompanhar a velocidade com que as coisas estão acontecendo no mercado moderno, as empresas estão sendo obrigadas a aplicar táticas mais agressivas de recrutamento para estar sempre a um passo à frente da concorrência. Por esse motivo o termo hunting surgiu e tem ganhado tanta força.

Encontrar candidatos altamente qualificados hoje em dia não é uma tarefa fácil. Para evitar custos extras com rotatividade e aumentar a qualidade da produção dentro dos negócios, as organizações estão literalmente caçando esses candidatos.

Determinar o processo seletivo ideal para cada posição aberta

O hunting é um novo formato de processo seletivo. Significa deixar de lado o recrutamento passivo, onde os candidatos encontram as vagas, e partir para algo mais dinâmico. Trata-se de um  conceito estratégico,  quando trabalhado com conhecimento, experiência e visão, os resultados são excelentes.

Atualmente, tem sido muito utilizado para contratação dos c-level (ou c-suite), profissionais que estão no topo da pirâmide hierárquica ou na linha de comando. Alguns exemplos de cargos comuns nessa categoria são:

  • Chief Executive Officer (CEO);
  • Chief Financial Officer (CFO);
  • Chief Technology Officer (CTO);
  • Chief Information Officer (CIO);
  • Chief Operating Officer (COO);
  • Chief Marketing Officer (CMO);
  • Chief Human Resources Officer (CHRO).

Para contratar c-level com eficiência é preciso analisar o perfil desses profissionais com mais cautela e abordar diversos elementos de avaliação e correr atrás do candidato ideal. Nem sempre ele estará disponível, porém, a chance de se encontrar os talentos certos para um negócio aumenta consideravelmente quando uma empresa especializada busca por esses candidatos de forma mais agressiva e nós podemos ajudar.

Jobs & Talents é uma das áreas de atuação do Energy Group, operada pela Energy People e, oferece além das soluções integradas, com suporte em serviços que abrangem todas as funções estratégicas e operacionais da área de RH, a terceirização de serviços especializados, através de soluções inteligentes, agregando valor e reduzindo custos para as empresas.

 —————————

Sua opinião é muito bem-vinda! Comente, se expresse, esse espaço é seu 😉

Por favor, verifique os termos antes de realizar seu comentário:

  • Os comentários do blog são moderados.
  • Só publique comentários relacionados ao conteúdo do artigo.
  • Comentários anônimos não serão publicados.
  • Não coloque links de artigos de seu blog nos comentários.
  • Deseja nos contatar? Acesse o formulário de contato aqui.
  • Os comentários não refletem a opinião do autor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *