Employee Experience

As diversas experiências – boas, ruins, inesquecíveis – se acumulam na bagagem do colaborador, formando opiniões sobre os mais variados assuntos.  Ao longo da sua carreira, o objetivo de muitos profissionais é trabalhar em empresas, que valorizam o capital humano, fazendo com que a pessoa sinta-se acolhida profissionalmente.

O conceito de Employee Experience é uma estratégia de gestão de pessoas que atua no engajamento dos colaboradores, é saber como ele se sente no ambiente de trabalho e como a empresa transmite os seus valores no dia a dia. Isso é feito principalmente por meio do alinhamento de valores e do diálogo.

A valorização do capital humano, é resultado do amadurecimento do mercado, que tem exigido, cada vez mais, diferenciais para que as empresas se mantenham competitivas. O aprimoramento do processo gerencial tem mostrado para as organizações que os colaboradores são recursos fundamentais para o desempenho dos negócios. Com isso, as empresas passaram a se preocupar em adotar medidas capazes de engajar suas equipes, atrair e reter talentos.

Assim, o Employee Experience desenvolve uma série de estratégias que melhoram a rotina dos colaboradores, com uma liderança motivadora, um ambiente organizacional agradável, um plano de carreira e benefícios.

Benefícios do Employee Experience
  • Melhora as relações interpessoais: Os colaboradores tendem a replicar essas boas práticas, fortalecer a comunicação e, por consequência, melhoram os relacionamentos interpessoais;
  • Promove a marca empregadora: A marca empregadora faz parte do movimento de transição para o RH estratégico. Ela diz respeito às ações que uma organização adota para fortalecer a sua imagem como um bom lugar para se trabalhar. Sendo assim, ela se torna mais competitiva, pois atrai os melhores talentos do mercado;
  • Reduz a taxa de turnover e de absenteísmo: Fortalecer a cultura da empresa por meio da comunicação e a transparência, a taxa de rotatividade e de faltas são reduzidas.;
  • Constrói um clima corporativo favorável: Ao melhorar os relacionamentos interpessoais, desenvolver líderes para saberem lidar com os diferentes tipos de perfis comportamentais e implementar benefícios para os seus trabalhadores, a empresa constrói um clima corporativo cada vez mais favorável;
  • Reduz os custos com recursos humanos: Ao diminuir a taxa de turnover, automaticamente a empresa está investindo menos em novos processos seletivos, reduzindo seus gastos com rescisões contratuais e com treinamentos, atuando diretamente no gerenciamento inteligente dos custos de admissão e nos de desligamento.

Melhorar a experiência do colaborador dentro da empresa é fundamental para a motivação dele. Um empregado satisfeito interfere positivamente no trabalho de seus colegas, assim como nos resultados da organização. Por isso, é essencial a implantação do Employee Experience para analisar como os funcionários se sentem e direcionar na busca por melhorias que realmente sejam capazes de impactar o dia a dia de suas equipes.

Nós podemos ajudar!Jobs & Talents é uma das áreas de atuação do Energy Group, operada pela Energy People e, oferece além das soluções integradas, com suporte em serviços que abrangem todas as funções estratégicas e operacionais da área de RH, a tercerização de serviços especializados, através de soluções inteligentes, agregando valor e reduzindo custos para as empresas.

 —————————

Sua opinião é muito bem-vinda! Comente, se expresse, esse espaço é seu!

Por favor, verifique os termos antes de realizar seu comentário:

  • Os comentários do blog são moderados.
  • Só publique comentários relacionados ao conteúdo do artigo.
  • Comentários anônimos não serão publicados.
  • Não coloque links de artigos de seu blog nos comentários.
  • Deseja nos contatar? Acesse o formulário de contato aqui.
  • Os comentários não refletem a opinião do autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *