Employee Experience Plus: colaborador mais engajado, maior produtividade

Há alguns anos, o funcionário não era visto como um parceiro do negócio. O relacionamento entre empregador e empregado era mais distante e a experiência do colaborador não era uma preocupação. Atualmente, com tantas mudanças organizacionais, esta prática mudou e conceito do employee experience, está sendo bastante aplicado nas organizações.

pesquisa 2020 Global Talent Trends, promovida pelo LinkedIn, mostra que 96% dos talentos dizem que a experiência do colaborador está se tornando mais importante. Isso é resultado da percepção de que as marcas criam soluções e produtos para pessoas, com pessoas e por pessoas. Assim, o departamento de Recursos Humanos tem assumido um papel cada vez mais estratégico para o negócio.

A felicidade aumenta a produtividade, também, porque leva a um maior envolvimento, de modo que funcionários felizes também estão mais presentes. Eles prestam mais atenção às necessidades dos clientes e estão mais atentos aos processos e sistemas da empresa, por exemplo. Todos esses fatores se unem para trazer às organizações maior produtividade e lucratividade.

Além disso, funcionários felizes são mais fiéis à empresa e tendem a permanecer mais tempo na organização. Eles também são, em geral, mais dispostos a entregarem além do que se espera deles — afinal, querem tanto quanto a gestão, que a corporação cresça, pois sabem que crescerão com ela.

Potencialização do engajamento

Pessoas desmotivadas com os seus empregos  acordam todos os dias para trabalhar apenas por necessidade ou para “cumprir tabela” — se a empresa não demite, eles seguem do mesmo jeito. Esse tipo de situação faz parte da rotina de qualquer organização.

Cenários assim não são benéficos para nenhum dos lados. Para a empresa, em particular, representa um grande risco no seu desenvolvimento como marca. Com uma equipe desanimada, é quase impossível aproveitar as oportunidades de negócio que surgem no mercado.

Porém, a situação muda quando a empresa passa olhar para o colaborador. Basicamente, a forma como a marca conduz os seus relacionamentos causa impacto direto nos sentimentos dos colaboradores, principalmente como eles vão agir uns com os outros.

Ao investir em estratégias de employee experience, a empresa demonstra que entender os funcionários como pessoas e não máquinas impacta positivamente todos os processos operacionais e analíticos da companhia.

Nós podemos ajudar na transformação da política interna da empresa e garantir um maior equilíbrio dentro dos setores.

 A Jobs & Talents é uma das áreas de atuação do Energy Group, operada pela Energy People e, oferece além das soluções integradas, com suporte em serviços que abrangem todas as funções estratégicas e operacionais da área de RH, a tercerização de serviços especializados, através de soluções inteligentes, agregando valor e reduzindo custos para as empresas.

 —————————

Sua opinião é muito bem-vinda! Comente, se expresse, esse espaço é seu 😉

Por favor, verifique os termos antes de realizar seu comentário:

  • Os comentários do blog são moderados.
  • Só publique comentários relacionados ao conteúdo do artigo.
  • Comentários anônimos não serão publicados.
  • Não coloque links de artigos de seu blog nos comentários.
  • Deseja nos contatar? Acesse o formulário de contato aqui.
  • Os comentários não refletem a opinião do autor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *