Consórcio: flexibilidade de planos

A flexibilidade oferecida pelos planos de consórcio tem se mostrado bastante eficiente e atraído cada vez mais pessoas interessadas em adquirir bens ou serviços. Ao mesmo tempo, como os preços de carros, equipamentos e imóveis estão cada vez mais altos, a aquisição de patrimônio tornou-se uma tarefa complicada.  

Em meio às dificuldades, o consórcio tem se destacado como opção interessante para quem gosta de planejar investimentos ou tem dificuldade em economizar. Além disso, o consórcio pode ser uma excelente escolha para quem deseja realizar “grandes sonhos”, mas não dispõe de todo o valor ou não quer pagar os juros de um financiamento.

Por que contratar um consórcio?

O consórcio é uma modalidade financeira de compra programada, administrado por uma empresa autorizada pelo Banco Central do Brasil, em que um grupo de pessoas físicas ou jurídicas se juntam para formar um fundo com o objetivo de adquirir bens ou serviços. Depois de optar por um grupo, cada consorciado adquire uma cota de participação. Os investidores têm direito a participar de sorteios mensais e ainda podem oferecer um lance de valor maior para antecipar a contemplação da carta de crédito e escolher o bem ou serviço desejado. Os valores são depositados mensalmente em um fundo comum para garantir a contemplação da carta de crédito. O pagamento das parcelas mensais pode ser antecipado ou deve ser realizado até a última. As principais vantagens do consórcio são:

  • Alto rendimento;
  • Atualização da carta de crédito;
  • Ausência de juros;
  • Controle financeiro;
  • Diversas possibilidades de compra;
  • Facilidade de planejamento;
  • Investimento seguro;
  • Não há valor de entrada;
  • Pagamentos parcelados;
  • Poder de compra atualizado;
  • Uso do FGTS para a compra de imóveis;

Flexibilidade e diversidade de consórcios

Ao aderir a um consórcio, é possível decidir o preço do bem ou serviço que deseja adquirir, o valor das parcelas e o prazo para pagamento. A flexibilidade e a diversidade de opções permitem ao consorciado programar a compra no momento adequado sem a necessidade de se endividar ou ter de arcar com o pagamento de juros abusivos. As possibilidades de participação em grupos de consórcio são diversas e oferecem veículos, casas, serviços e outros. As principais modalidades são:

Consórcio de móveis

O consórcio de móveis possibilita a aquisição de bens mobiliários residenciais (sofás, camas, etc), comerciais (equipamentos) e industriais (máquinas); eletrodomésticos e eletroeletrônicos; equipamentos médicos e odontológicos.

Consórcio de veículos

O consórcio de carros e motos pode durar por até 8 anos, mas depende de cada administradora. Com a carta de crédito disponível é possível optar pela compra de qualquer veículo novo ou seminovo, observando o limite de fabricação, ou seja, carros (10 anos) e de motos (5 anos). Também é possível aderir a consórcios de tratores, caminhões, ônibus, barcos e aeronaves.

Consórcio de serviços

Essa modalidade de consórcio permite a realização de desejos e aspirações como viagens inesquecíveis, cursos, formaturas, festas de aniversário ou casamento, procedimentos estéticos, cirurgias, entre outros.

Consórcio de imóveis

Esse tipo de consórcio favorece a aquisição da casa própria, sendo utilizado para construções ou reformas de residências; apartamentos; salas, lojas e galpões comerciais ou industriais; casa de férias, na praia ou no campo; compra de lotes e terrenos. Também é possível usar o saldo do FGTS para o pagamento de parcelas ou oferecer lances.

Imóveis de luxo

Resumidamente, podemos dizer que os itens mais observados para caracterizar um imóvel de luxo referem-se à localização privilegiada, projeto arquitetônico notável, acabamento nobre, segurança, automação, infraestrutura de serviços e comércio compatíveis com as necessidades e exigências dos moradores, entre outras regalias e vantagens.  Esse tipo de imóvel também pode ser obtido por meio do consórcio, o que torna a opção bastante atraente.

Além de usufruir da satisfação e do poder de compra à vista, é possível obter descontos especiais ou realizar os pagamentos mensais que são diluídos no seu orçamento, possibilitando o investimento no imóvel de luxo sem a incidência de juros abusivos. Sem dúvida, os rendimentos são bem mais altos do que a poupança ou qualquer financiamento, viabilizando a aquisição de patrimônio valorizado e desejado.

A melhor escolha

A escolha do melhor tipo de consórcio vai depender do perfil de cada comprador ou investidor. Antes de tomar qualquer decisão é necessário ter ciência das exigências e expectativas individuais, bem como das características do bem ou serviço e detalhes do contrato. Caso o investimento seja para satisfazer as necessidades da família, é importante ouvir a todos e avaliar conjuntamente para que proporcionar conforto e bem-estar de modo satisfatório.

 —————————

Sua opinião é muito bem-vinda! Comente, se expresse, esse espaço é seu 😉

Por favor, verifique os termos antes de realizar seu comentário:

  • Os comentários do blog são moderados.
  • Só publique comentários relacionados ao conteúdo do artigo.
  • Comentários anônimos não serão publicados.
  • Não coloque links de artigos de seu blog nos comentários.
  • Deseja nos contatar? Acesse o formulário de contato aqui.
  • Os comentários não refletem a opinião do autor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *