Como organizar conflitos organizacionais sem desespero?

Criar um ambiente de trabalho harmônico é fundamental para que o os colaboradores tenham um bom relacionamento entre si, trabalhem em equipe e exerçam o cooperativismo. Pressão no trabalho, expectativas frustradas, condições de trabalho inadequadas e problemas de comunicação são alguns dos motivos que geram divergências no dia a dia das empresas.

No entanto, as relações interpessoais precisam ser geridas de forma eficiente e eficaz, já que são os pilares de sustentação da companhia. Lidar com diferentes tipos de personalidades, é um desafio para os gestores, na hora de gerir a situação de forma correta.

É necessária muita atenção do líder e um acompanhamento mais próximo da equipe para que os impactos representem menos riscos à saúde da empresa e promovam um ambiente mais harmonioso entre colaboradores, fornecedores e clientes.

Cada situação vai exigir uma abordagem específica para a resolução de conflitos gerados no ambiente de trabalho. O líder deve ter conhecimento dos fatos, ouvir os envolvidos, deixá-los à vontade para falar e identificar soluções que sejam equilibradas e justas para todas as partes.

Algumas dicas para contornar a situação

 1. Mantenha a imparcialidade: Se o líder tem uma opinião mais direcionada para um dos lados da história, a colaboração da outra parte será prejudicada. Se manter neutro é um pré-requisito para que a mediação funcione.

2. Tempo e foco para administrar o conflito: É importante obter um compromisso dos participantes para o uso do diálogo por um tempo adequado. Realizar um encontro com pressa, ou curto espaço de tempo na agenda, não é indicado nessas situações.

3. Preparação do líder para mediação: Algumas pessoas têm mais facilidade para mediar do que outras, mas todas precisam compreender o processo e os métodos básicos envolvidos, fazendo um estudo prévio sobre a gestão do conflito.

4. Utilize a Empatia: Se coloque no lugar das pessoas envolvidas no conflito e avalie a situação com base em acontecimentos diários, fatos e dados. Conheça muito bem seus funcionários: seus pontos fortes e os de melhoria.

Ao contrário do que se pensa, todo conflito pode ser uma oportunidade de aprimoramento e desenvolvimento, podendo trazer benefícios para a empresa, promovendo a reinvenção de alguma situação dentro do ambiente de trabalho. É importante saber tirar proveito da situação e transformar toda e qualquer dificuldade em oportunidades de crescimento.

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