Carro parado gasta bateria? Sim! Saiba como evitar a descarga completa da bateria do seu veículo.

Carro parado gasta bateria? Sim! Esta é uma das principais dúvidas dos motoristas nesta época de quarentena.

Infelizmente, para a surpresa de muitos motoristas, um carro parado gasta bateria. Os modelos mais modernos sofrem mais com esse problema devido aos seus sistemas elétricos, que funcionam 24h por dia, sem interrupção e com isso, precisam da bateria para funcionar. Houve uma evolução dos alternadores, responsáveis pela recarga da bateria, mas, não podemos dizer o mesmo sobre as baterias, que não evoluíram na mesma velocidade e ainda não foram totalmente adaptadas para os atuais modelos de veículos do mercado.

Estes novos modelos de carro, mais modernos que seus antecessores, possuem muitos sistemas elétricos e por isso dependem da bateria 24 horas por dia. Estima-se que a bateria de um carro parado perde cerca de 3% da sua carga por dia.

Se fizermos uma conta bem rápida, um carro parado por 10 dias gasta cerca de 30% da carga da bateria. Ou seja, depois de 30 dias sem ligar o carro, a força da bateria pode zerar por completo.

Uma coisa é certa, quanto mais tempo seu carro fica parado, mais sua bateria descarrega. Mesmo com as baterias mais fortes disponíveis no mercado, um sistema elétrico dos carros modernos consegue descarregar até baterias de 90 Ah sem muito esforço. É tudo uma questão de tempo e matemática. 

Para evitar dor de cabeça com a bateria de seu carro parado, aí vão algumas dicas:

  • É importante não deixar o carro parado por muito tempo. Se você não for usá-lo para sair, independente do motivo, procure deixar o carro ligado de 10 a 15 minutos por dia.

  • Um bom conselho também, caso o carro vá ficar parado por um tempo, é deixar o negativo da bateria desligado. Isso ajuda bastante a não descarregar a bateria por completo, ajuda a preservar a carga pois a bateria ficará em descanso. Mas, atenção: existem alguns modelos de carro que não pode usar este artifício, pois é uma técnica usada somente em carros que não precisam da bateria em tempo integral. Antes de tomar qualquer decisão, aconselhamos a ler o manual do veículo.
  • É muito importante manter a bateria em dia. O que isso quer dizer? Não a deixe passar de dois anos de uso. O tempo é implacável com uma bateria e seus componentes internos. As baterias podem descarregar até em uma prateleira de loja se não houver manutenção do fabricante.

  • Em caso de viagem ou ausência, que o impeça de ligar o carro diariamente, peça para algum amigo, vizinho ou parente fazê-lo por pelo menos dez minutos por dia, em marcha lenta, este procedimento ajuda a manter a bateria carregada.

 

 

Agora você já sabe como proceder para não perder uma bateria e deixar seu carro sempre funcional.

 —————————

Sua opinião é muito bem-vinda! Comente, se expresse, esse espaço é seu 😉

Por favor, verifique os termos antes de realizar seu comentário:

  • Os comentários do blog são moderados.
  • Só publique comentários relacionados ao conteúdo do artigo.
  • Comentários anônimos não serão publicados.
  • Não coloque links de artigos de seu blog nos comentários.
  • Deseja nos contatar? Acesse o formulário de contato aqui.
  • Os comentários não refletem a opinião do autor.

2 respostas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *