As mudanças de hábitos são mais simples do que imaginamos

Determinadas situações que enfrentamos no cotidiano podem exigir mudanças de hábitos por diversos motivos. Num primeiro momento pode até parecer chocante, mas depois compreendemos que novas práticas acabam se tornando muito melhores do que poderíamos imaginar e ainda trazem benefícios impensáveis.

No ambiente corporativo, circunstâncias complexas podem nos envolver e nos impedem de enxergar com mais nitidez as complicações que avizinham. Nesses casos, o advento da mudança se torna um instrumento libertador e sinaliza que é preciso seguir em nova direção

O constante avanço tecnológico e a aplicação de novas metodologias de trabalho indicam que é possível produzir mais e melhor com estruturas mais enxutas, equipes reduzidas e monitoramento a distância, o que exige mudanças comportamentais e gera novas possibilidades de negócios.  

A essa questão que impacta mentes e corações, apresentamos sugestões que contribuem ao entendimento e evidenciam a importância de novos hábitos.

Objetivos

A redefinição de metas ou revisão de finalidades vai determinar aonde a empresa quer chegar. É um fator determinante para aumentar a motivação de colaboradores e favorecer a participação de todos. Também é momento oportuno para mudanças de comportamento, a fim de melhorar a qualidade de vida em iniciativas como reeducação alimentar e prática esportiva. Não há dúvidas de que a determinação por mudanças contribui para o crescimento profissional e desenvolvimento humano.

Integração

Dificuldades para alcançar resultados podem ser consequências de falhas de interação entre pessoas, setores e departamentos. Cada colaborador deve compreender qual é o lugar que ocupa na empresa e a importância de seu trabalho. Se alguém atua em causa própria, compromete as metas e ainda pode causar prejuízos. Já o trabalho em conjunto aglutina as forças, aproxima as pessoas, traz resultados melhores e faz com que todos cresçam harmonicamente. Momentos de relaxamento e descontração como happy hours reforçam o sentimento de pertença ao grupo e estimula os laços de afinidade.

Inovação

Comodismo e imutabilidade não fazem mais parte do ambiente organizacional. É preciso estimular a criatividade e a inovação para favorecer o crescimento da empresa e o desenvolvimento dos colaboradores. As ferramentas digitais e os métodos flexíveis de trabalho tem proporcionado resultados incríveis para atender às novas exigências da atualidade. Da mesma forma, os colaboradores devem estar “antenados” para não serem surpreendidos pela concorrência. Também é possível buscar atualização profissional por meio de cursos on-line e troca de experiências.

Gestão de processos

O desenvolvimento de processos exige: alta capacidade de organização, observação do clima organizacional, mapeamento, técnica, verificação de dados, indicadores de desempenho e muita atenção aos detalhes. É necessário realizar análises constantemente e apresentar melhorias contínuas. Quanto mais eficiente for a gestão, melhor será a produtividade e menos custo. Por isso, a participação dos colaboradores é decisiva, cumprindo as orientações e ajustes ao longo do processo.

Reposicionamento

A recolocação de uma empresa no mercado visa à expansão dos negócios para alcançar novos segmentos. A consequência da mudança é a atração de novos clientes, o que vai exigir também nova postura de seus colaboradores para atender novas demandas. Se a empresa está passando por reposicionamento, também é momento favorável de crescimento pessoal por meio novos aprendizados e novas visões, tornando-se uma pessoa melhor.

Engajamento

As mudanças corporativas devem contar com o envolvimento de todos. Sem aceitação e comprometimento, as transformações não acontecem. Para isso, é necessário criar um clima de confiança recíproca baseado em transparência. As propostas devem ser colocadas em prática, ratificando decisões e comunicados. Ao assumir as mudanças, os colaboradores dão sentido às novas orientações, as quais podem ser notadas por meio do desempenho de cada um e do resultado no geral. Mudar faz bem.

 —————————

Sua opinião é muito bem-vinda! Comente, se expresse, esse espaço é seu 😉

Por favor, verifique os termos antes de realizar seu comentário:

  • Os comentários do blog são moderados.
  • Só publique comentários relacionados ao conteúdo do artigo.
  • Comentários anônimos não serão publicados.
  • Não coloque links de artigos de seu blog nos comentários.
  • Deseja nos contatar? Acesse o formulário de contato aqui.
  • Os comentários não refletem a opinião do autor.

2 respostas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *