Aluguel de carro e seus aspectos sustentáveis

Quando a noção do sustentável se torna familiar aos gestores, é possível perceber o quanto ela é benéfica para as estratégias empresariais, enquanto protegem, sustentam e aprimoram os recursos humanos e naturais que serão necessários no futuro.

Já faz algum tempo que a sustentabilidade é um tema cada vez mais presente nos setores industriais de todo o mundo, principalmente nas montadoras de veículos, que são as grandes responsáveis pela emissão de gases poluentes na atmosfera. O resultado disso é que, dentro de casa ou no trabalho, cada vez mais a sustentabilidade dá o tom das medidas que adotamos no nosso dia a dia.

Na gestão de frotas a história não é diferente.

Integrar os valores sustentáveis é fundamental para que o gestor garanta um menor impacto ambiental, reduza os custos de operação e mantenha a boa imagem da instituição.

Muitos veículos já foram lançados pelas montadoras com a característica de serem sustentáveis. No mundo atual, em que impera a competitividade, a busca pela inovação e a demanda por produtos “verdes”, além da adoção de práticas sustentáveis, têm sido uma oportunidade para que as organizações possam aumentar a sua participação no mercado.

Gestores que apostam nessa alternativa ganham mais tempo para se dedicar aos assuntos que mais importam para garantir a produtividade e eficiência do seu negócio. Uma frota terceirizada é muito mais sustentável, já que a empresa pode solicitar apenas a quantidade de veículos que necessita para suas operações, sem que haja desperdícios de recursos, como pode ocorrer com uma frota própria.

Além disso, os veículos estão sempre atualizados e com a manutenção em dia, já que tudo isso se torna uma tarefa da empresa terceirizada. Dessa forma, fica muito mais fácil fazer da sua empresa uma referência quando o assunto é responsabilidade ambiental.

Vantagens da gestão sustentável de frotas

Algumas são relacionadas ao ambiente interno da empresa; outras, ao ambiente externo:

  • Aumento no faturamento, se considerarmos que empresas verdes conquistam mais consumidores e podem ter vantagens em processos licitatórios;
  • Diminuição nos custos com manutenção;
  • Aumento da vida útil do veículo;
  • Mais segurança para os motoristas, que tendem a dirigir de forma mais consciente e dentro da velocidade permitida, por exemplo;
  • Maior produtividade, considerando que há um planejamento de roteiros e utilização das frotas.
 

Seguindo essas dicas é possível adotar práticas sustentáveis na gestão de frotas, além de reduzir consumo e custo, aumenta o valor da empresa, que demonstra ter consciência e responsabilidade ambiental. Além das consequências positivas visíveis, como a diminuição do trânsito nas grandes metrópoles, a é possível encontrar cidades cada vez mais sustentáveis.

A Energy Fleet Services, é uma empresa do Energy Group, especialista em terceirização e gestão de frotas executivas há mais de 10 anos. Com projetos flexíveis e individuais, oferece a mobilidade adequada que a empresa precisa. Tudo para garantir a melhor experiência e sensação de tranquilidade para os seus clientes. 

Confira mais sobre a terceirização de frotas aqui.

 —————————

Sua opinião é muito bem-vinda! Comente, se expresse, esse espaço é seu 😉

Por favor, verifique os termos antes de realizar seu comentário:

  • Os comentários do blog são moderados.
  • Só publique comentários relacionados ao conteúdo do artigo.
  • Comentários anônimos não serão publicados.
  • Não coloque links de artigos de seu blog nos comentários.
  • Deseja nos contatar? Acesse o formulário de contato aqui.
  • Os comentários não refletem a opinião do autor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *