A nova tecnologia 5G: Quais as vantagens dessa inovação para o mercado?

Mais uma nova tecnologia está sendo implantada no Brasil – 5G. Junto com a novidade, surgem os questionamentos de como afetará a vida humana, as vantagens que oferecerá e os custos da funcionalidade. 

O início das operações de internet móvel se deu em 1990, trazendo muitas incertezas sobre as características e a capacidade de funcionamento. 30 anos depois, o serviço avançou bastante e contribuiu para o acesso ao conhecimento.  

Para especialistas, a quinta geração de internet e transmissão de dados oferecerá maior velocidade, ampla cobertura e excelente conectividade para navegação, downloads e uploads. O 5G aperfeiçoará o uso da inteligência artificial e trará impactos significativos em diversas áreas. Mas como será?

Velocidade

A nova tecnologia funcionará em velocidade elevada. Um filme com alta definição, por exemplo, será baixado em apenas um minuto. Já a armazenagem de dados utilizará a nuvem, sem necessidade de ocupar espaço ou memória de equipamentos, o que aumentará a eficiência das máquinas e diminuirá o tempo de execução de atividades.

Internet das coisas

O novo serviço permitirá o estabelecimento de comunicação entre diferentes equipamentos, máquinas ou eletrodomésticos, chamados de “dispositivos inteligentes”. Essa possibilidade promoverá mudanças relevantes no modo de viver, interligando objetos, veículos, casas e cidades inteiras.

Capacidade

A potência da nova rede assegurará um grande número de usuários e dispositivos conectados simultaneamente. Segundo especialistas, mais de um milhão de equipamentos estarão interligados por metro quadrado, sem afetar a capacidade de processamento de informações e nem permitirá o travamento de áudio ou vídeo.

Estabilidade

A mudança para o 5G propiciará o estabelecimento de conexões estáveis e evitará a queda do sinal, o que facilitará o uso da rede em atividades que exigem acompanhamento, segurança e cuidados especiais.

Bateria

A quinta geração de internet possibilitará a utilização de aparelhos celulares e outros dispositivos capazes de reduzir o uso de baterias e pilhas. O funcionamento do sistema favorecerá a economia no consumo de energia e colaborará com a preservação ambiental.

Custos

A instalação da infraestrutura das redes 5G será mais cara e exigirá o quíntuplo de antenas disponíveis pelo atual 4G. Entretanto, a rapidez de processamento de dados impulsionará o aumento da receita das operadoras. Por sua vez, o consumidor também pagará mais pelo serviço, porém os benefícios compensarão os investimentos.

Funcionamento

Segundo o governo federal, a implantação efetiva da tecnologia 5G se dará até 2025. Já em 2021, haverá o leilão das faixas de frequência que será realizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Os maiores impactos do novo serviço serão percebidos, primeiramente, nas áreas de logística, telefonia, agronegócio e saúde, os quais alcançarão melhorias notáveis em atividades de transporte, desenvolvimento de tecnologia, monitoramento, trabalho à distância, produção, atendimento, entre outras.

Vale ressaltar que a tecnologia 5G ainda está em fase de testes, mas já tem operadora de internet e fabricantes de celulares oferecendo o novo serviço. O melhor a se fazer é acompanhar, atentamente, a implantação da nova funcionalidade para poder usufruir dos benefícios com segurança.

Fonte: anatel.gov.br.

 —————————

Sua opinião é muito bem-vinda! Comente, se expresse, esse espaço é seu 😉

Por favor, verifique os termos antes de realizar seu comentário:

  • Os comentários do blog são moderados.
  • Só publique comentários relacionados ao conteúdo do artigo.
  • Comentários anônimos não serão publicados.
  • Não coloque links de artigos de seu blog nos comentários.
  • Deseja nos contatar? Acesse o formulário de contato aqui.
  • Os comentários não refletem a opinião do autor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *