Os principais tipos de Avaliação por Desempenho

A avaliação de desempenho é um método bastante aplicado para identificar, de forma concreta: falhas na gestão, os talentos, o desempenho individual e coletivo dos colaboradores, comportamentos, respeito a regras e horários, pontos de atenção e as oportunidades de crescimento nas empresas. É importante entender quais são os principais tipos de avaliações e, como elas podem ser utilizadas, para melhorar os resultados do negócio.

Esta importante ferramenta ajuda a identificar os pontos fortes e de melhoria da organização, pois reúne as informações que precisa para desenvolver continuamente seus processos e também uma gestão de recursos humanos que seja alinhada com as pretensões de crescimento no futuro.

A escolha do método mais adequado dependerá principalmente do perfil do funcionário avaliado e da interação entre ele e seu avaliador. Além disso, outros fatores também podem ser considerados como necessidades do gestor, objetivo da empresa ao fazer a análise e dinâmica de observação utilizada.

Tipos de Avaliação de Desempenho

 Autofeedback: Deve ser realizada em duas etapas: na primeira, o funcionário é levado a refletir e avaliar o seu próprio desempenho, pontos fortes e de melhoria. Depois, ele e seu superior discutem sobre essa avaliação para encontrar formas efetivas de eliminar os gaps e impulsionar os seus resultados. A vantagem dessa técnica é que permite ao profissional fazer uma análise a respeito de seus resultados e comportamentos de maneira mais profunda e sincera.

Avaliação pelo Superior Direto: Considerado o método mais tradicional, em que a performance individual do colaborador é avaliada pelo seu gestor direto, que acompanha de perto suas atividades diárias. Entre seus benefícios, está uniformidade nos critérios de avaliação, o que permite que todos sejam avaliados sobre os mesmos aspectos. Contudo, caso a relação entre líder e liderado não seja positiva, a imparcialidade nos resultados pode ser prejudicada.

Avaliação da Equipe: A avaliação de desempenho em grupo analisa o desempenho do conjunto, seus pontos fortes e de melhoria e quais os resultados aquele time trouxe para a empresa. É importante, pois quando as equipes estão bem alinhadas, maior é a efetividade de suas ações, a troca de ideias e conhecimentos, o seu relacionamento e comunicação interpessoal, o que potencializa o alcance das metas.

Avaliação do Líder: A avaliação de desempenho também deve ser aplicada partindo dos colaboradores para o gestor, bem como de seus pares e superiores, o que dará uma visão geral sobre seu trabalho, sucessos e aspectos a melhorar para aprimorar sua performance.

Satisfação dos funcionários: Levar em conta a opinião dos colaboradores permite não só que as fragilidades dos setores sejam identificadas, como ajuda a engajá-los no que diz respeito à corporação.

Independentemente de qual dos tipos de avaliação de desempenho seja escolhido, o necessário é não ignorar a importância de um feedback justo e construtivo, seja ele positivo ou negativo. Essa é a forma mais simples e objetiva de ajudar os membros da empresa a aperfeiçoar suas características positivas dentro do âmbito organizacional e alcançar todos os benefícios.

Nós podemos ajudar na análise de atuação dos colaboradores! A Jobs & Talents é uma das áreas de atuação do Energy Group, operada pela Energy People e, oferece além das soluções integradas, com suporte em serviços que abrangem todas as funções estratégicas e operacionais da área de RH, a tercerização de serviços especializados, através de soluções inteligentes, agregando valor e reduzindo custos para as empresas.

 —————————

Sua opinião é muito bem-vinda! Comente, se expresse, esse espaço é seu 😉

Por favor, verifique os termos antes de realizar seu comentário:

  • Os comentários do blog são moderados.
  • Só publique comentários relacionados ao conteúdo do artigo.
  • Comentários anônimos não serão publicados.
  • Não coloque links de artigos de seu blog nos comentários.
  • Deseja nos contatar? Acesse o formulário de contato aqui.
  • Os comentários não refletem a opinião do autor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *