A avaliação de desempenho é um método bastante aplicado para identificar, de forma concreta: falhas na gestão, os talentos, o desempenho individual e coletivo dos colaboradores, comportamentos, respeito a regras e horários, pontos de atenção e as oportunidades de crescimento nas empresas. É importante entender quais são os principais tipos de avaliações e, como elas podem ser utilizadas, para melhorar os resultados do negócio.
Esta importante ferramenta ajuda a identificar os pontos fortes e de melhoria da organização, pois reúne as informações que precisa para desenvolver continuamente seus processos e também uma gestão de recursos humanos que seja alinhada com as pretensões de crescimento no futuro.
A escolha do método mais adequado dependerá principalmente do perfil do funcionário avaliado e da interação entre ele e seu avaliador. Além disso, outros fatores também podem ser considerados como necessidades do gestor, objetivo da empresa ao fazer a análise e dinâmica de observação utilizada.
Autofeedback: Deve ser realizada em duas etapas: na primeira, o funcionário é levado a refletir e avaliar o seu próprio desempenho, pontos fortes e de melhoria. Depois, ele e seu superior discutem sobre essa avaliação para encontrar formas efetivas de eliminar os gaps e impulsionar os seus resultados. A vantagem dessa técnica é que permite ao profissional fazer uma análise a respeito de seus resultados e comportamentos de maneira mais profunda e sincera.
Avaliação pelo Superior Direto: Considerado o método mais tradicional, em que a performance individual do colaborador é avaliada pelo seu gestor direto, que acompanha de perto suas atividades diárias. Entre seus benefícios, está uniformidade nos critérios de avaliação, o que permite que todos sejam avaliados sobre os mesmos aspectos. Contudo, caso a relação entre líder e liderado não seja positiva, a imparcialidade nos resultados pode ser prejudicada.
Avaliação da Equipe: A avaliação de desempenho em grupo analisa o desempenho do conjunto, seus pontos fortes e de melhoria e quais os resultados aquele time trouxe para a empresa. É importante, pois quando as equipes estão bem alinhadas, maior é a efetividade de suas ações, a troca de ideias e conhecimentos, o seu relacionamento e comunicação interpessoal, o que potencializa o alcance das metas.
Avaliação do Líder: A avaliação de desempenho também deve ser aplicada partindo dos colaboradores para o gestor, bem como de seus pares e superiores, o que dará uma visão geral sobre seu trabalho, sucessos e aspectos a melhorar para aprimorar sua performance.
Satisfação dos funcionários: Levar em conta a opinião dos colaboradores permite não só que as fragilidades dos setores sejam identificadas, como ajuda a engajá-los no que diz respeito à corporação.
Independentemente de qual dos tipos de avaliação de desempenho seja escolhido, o necessário é não ignorar a importância de um feedback justo e construtivo, seja ele positivo ou negativo. Essa é a forma mais simples e objetiva de ajudar os membros da empresa a aperfeiçoar suas características positivas dentro do âmbito organizacional e alcançar todos os benefícios.
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