Como está sua ergonomia durante o home office?

De maneira resumida, podemos entender que a ergonomia é o conjunto de regras e procedimentos entre o colaborador e a forma como ele executa o seu trabalho. Seu objetivo é proporcionar conforto para e corrigir erros.

Fatores como esforço repetitivo, ficar em pé por muito tempo e má postura prejudicam a saúde física e mental do trabalhador resultando em infelicidade e insatisfação no emprego. No home office, isso não é diferente, muito pelo contrário. É preciso ter um cuidado ainda maior para que o espaço de trabalho seja confortável, eficiente e que inspire produtividade.

Trabalhar sentado na cama dou do sofá, por exemplo, é incômodo, prejudica a postura, deixa o corpo mais cansado e faz com que a pessoa se distraia mais facilmente. Deixar um local preparado especialmente para as atividades, resulta em uma maior concentração e, consequentemente, aumenta a produtividade.

Adequando as ferramentas de trabalho

Escolha o lugar certo: o ponto inicial é escolher um ambiente da casa que ofereça privacidade e iluminação, tomando os devidos cuidados com o posicionamento da mesa e do monitor, para que a luz natural não reflita diretamente na tela, pois isso pode causar desconforto e até fadiga visual;

Cadeira: deve ficar de forma que o cotovelo fique na direção da superfície de trabalho, junto ao corpo, sem precisar esticar os braços, e com o antebraço apoiado na mesa. É importante ser confortável, preferencialmente estofada, para gerar conforto para ser possível passar horas sentado nela;

Postura: as costas devem estar sempre bem apoiadas no encosto da cadeira, uma sugestão é a utilizar uma almofada para suportar as costas no encosto. Os pés devem ficar firmemente apoiados no chão ou sobre um suporte.

Inclua pausas na sua rotina: estabelecer blocos de tempo para se concentrar no trabalho ajuda a se desligar das tentações da casa e se concentrar nas tarefas. O ideal é fazer pausas curtas, espaçadas e fora da cadeira. Oito minutos já são considerados como pausa suficiente para recuperar até uma hora de trabalho.

A ergonomia é de extrema importância para garantir, o bem-estar e a produtividade, mesmo trabalhando em casa. Antes mesmo do isolamento social, o home office já era uma tendência e tudo indica que ele veio para ficar. Portanto, adaptar o espaço de trabalho vai contribuir para um dia a dia mais leve e produtivo.

 —————————

Sua opinião é muito bem-vinda! Comente, se expresse, esse espaço é seu 😉

Por favor, verifique os termos antes de realizar seu comentário:

  • Os comentários do blog são moderados.
  • Só publique comentários relacionados ao conteúdo do artigo.
  • Comentários anônimos não serão publicados.
  • Não coloque links de artigos de seu blog nos comentários.
  • Deseja nos contatar? Acesse o formulário de contato aqui.
  • Os comentários não refletem a opinião do autor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *