Um RH do futuro: Tendências de melhorias com as tecnologias de automatização

O avanço tecnológico têm alcançado todas as áreas do conhecimento, inclusive no que corresponde às atividades dos profissionais de Recursos Humanos. As transformações digitais foram aceleradas em razão das restrições impostas pela pandemia, mas também é resultado de esforço e pesquisa em inovação tecnologia.

Ao abandonar as práticas burocráticas e operacionais, o trabalho do novo RH é dirigido à verificação e análise de dados para aprimorar a gestão de pessoas de acordo com o estabelecido no planejamento estratégico, a fim de fornecer elementos e informações relevantes para nortear a tomada de decisões e maximizar os resultados.

Para contribuir às reflexões necessárias sobre o tema, apresentamos abaixo as principais características do RH digital e que podem facilitam o cotidiano do trabalho.

Segurança

A aplicação de tecnologia para garantir segurança e confiabilidade das informações é um fator decisivo para a gestão eficiente de Recursos Humanos. As inovações tecnológicas trazem mais qualidade e credibilidade ao setor, proporcionando a formulação de análises de dados mais rapidamente e de modo seguro. As informações são centralizadas no sistema, o que facilita o acompanhamento das atividades e a emissão de relatórios, independentemente de lugar e a qualquer instante com a possibilidade de armazenamento na nuvem. Os colaboradores também podem acessar o sistema para obter informações sobre holerites, férias, atualização cadastral, benefícios e outros.

Redução de custos

As demandas de RH exigem investimentos em capital social e meios materiais para possam funcionar adequadamente. O uso de ferramentas digitais traz economia ao atuar remotamente e agiliza os processos de recrutamento, seleção e contratação de pessoas, sem a necessidade de salas, equipamentos e aglomeração de pessoas. Também é possível diminuir a rotatividade e utilizar melhor as habilidades de cada colaborador, uma vez que a tecnologia permite a otimização de recursos com a aplicação de novas técnicas.

Agilidade  

O uso de ferramentas digitais com a aplicação de metodologias ágeis favorece o desenvolvimento de atividades, pois: torna o trabalho mais dinâmico e flexível; melhora os resultados com a aplicação de métodos adaptáveis; amplia as possibilidades de acompanhamento da produtividade; proporciona melhor distribuição de tarefas e responsabilidades; gera economia de capitais; aprimora os procedimentos de avaliação; aperfeiçoa os sistemas de comunicação interna, externa e de interação com clientes, fornecedores e demais públicos.   

Clima organizacional

Trabalhar em ambiente favorável é o desejo de qualquer gestor. Portanto, é possível verificar a qualidade do clima organizacional por meio pesquisas, a fim de provocar quaisquer mudanças nas empresas. Ao aferir o grau de satisfação dos colaboradores, obtém-se a compreensão dos fatores que influenciam o engajamento em determinadas ações e o impacto no cotidiano. O uso de tecnologia agiliza todo o processo e permite o emprego de medidas capazes de aumentar a motivação e reter os profissionais qualificados, além de contribuir para aprimoramento da imagem organizacional.

Desempenho

A análise de desempenho dos colaboradores enfatiza a importância de o RH atuar de modo estratégico, ordenando-se as atividades à linguagem dos negócios da empresa. Ao identificar os pontos fortes e os aspectos que precisam ser melhorados, a gestão de pessoas pode aprimorar os métodos para se alcançar metas e objetivos, aperfeiçoando a performance de cada colaborador. Para essa finalidade, há softwares que oferecem possibilidades de avaliar competências, habilidades, produtividade, aspectos comportamentais e outros indicadores úteis para mensurar as etapas de trabalho.

Resultados

O trabalho do RH digital vai além da adoção de ferramentas inteligentes e práticas de inovação tecnológica. Ao otimizar o desempenho de suas atividades, toda a organização é beneficiada, o que proporciona alcançar mais transparência, integração, inovação, motivação e engajamento nas empresas. Esses fatores vão impactar positivamente nos resultados, pois cada detalhe conta e deve ser utilizado de modo inteligente com as novas tecnologias.

…….

Precisa de apoio nessa área? Energy Group oferece o que há de melhor no segmento de Recursos Humanos. Por meio de SIMBA DIGITAL são oferecidas soluções integradas para todas as funções e necessidades organizacionais, trazendo resultados incríveis.

 —————————

Sua opinião é muito bem-vinda! Comente, se expresse, esse espaço é seu 😉

Por favor, verifique os termos antes de realizar seu comentário:

  • Os comentários do blog são moderados.
  • Só publique comentários relacionados ao conteúdo do artigo.
  • Comentários anônimos não serão publicados.
  • Não coloque links de artigos de seu blog nos comentários.
  • Deseja nos contatar? Acesse o formulário de contato aqui.
  • Os comentários não refletem a opinião do autor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *