Consciência Negra: Como as empresas podem se posicionar e se tornarem mais inclusivas

O dia da Consciência Negra traz a reflexão sobre a importância de se combater a discriminação racial, sobretudo às injustiças históricas causadas à população afrodescendente. Ao mesmo tempo, enaltece as contribuições culturais de origem africana que contribuíram à formação do povo brasileiro.

Há pouco tempo, contingentes norte-americanos invadiram as ruas do país para protestar contra o racismo e a abordagem cruel da polícia que culminou com a morte de George Floyd. O terrível assassinato foi filmado e disseminado pelas redes sociais, impulsionando as ações do movimento Black Lives Matter (Vidas Negras Importam) em diversas partes do mundo, inclusive no Brasil.

Para colaborar nessa ponderação e incentivar ações de combate ao racismo estrutural da sociedade, determinadas empresas têm adotado medidas inclusivas e alcançado excelentes resultados. Confira as principais ações:

Programas diferenciados

A criação de programas especiais voltados para negros, mulheres e outros é uma iniciativa inclusiva e que tem gerado repercussão, questionando os atuais modelos de processos seletivos. Além de cumprir a Lei de Cotas, há empresas que possuem metas regulares de seleção e contratação voltadas à inclusão social.

Comunicação e cuidado

Profissionais com deficiência auditiva ou visual podem ter o acompanhamento dos colaboradores. Estes, por sua vez, são incentivados a fazer cursos de Libras para romper as barreiras de comunicação. Nos escritórios, fábricas, endereços eletrônicos e demais ambientes podem ser disponibilizados equipamentos de tecnologia assistiva e recursos de audiodescrição.

Diversidade

A montagem de equipes e grupos diversificados favorece o crescimento dos negócios e pode aumentar a lucratividade, ampliando as relações com o mercado, os clientes e a comunidade do entorno da empresa. Gestores e líderes também devem estar preparados para lidarem com culturas diferentes.

Fornecedores

Por menor que seja, qualquer empresa precisa de fornecedores. O fornecimento de produtos e serviços dirigidos por afrodescendentes e organizações sociais pode contribuir para a geração de empregos e redução das diferenças sociais.

Parcerias

Ao apoiar instituições voltadas às questões de raça, gênero ou PCD, as empresas ratificam a importância de seu papel social e contribuem em ações de inclusão social e geração de oportunidades.

Investimento

Muitos profissionais anseiam para empreender projetos inovadores e rentáveis, mas não dispõem de capital. A solução pode ser encontrada com o apoio de investidores que viabilizam projetos interessantes de transformação social que geram lucro como cooperativas de reciclagem, grupos de artesanato e outros.

Marca de valor

As ações afirmativas não podem ser vistas como custosas, uma vez que correspondem às medidas de responsabilidade social inerentes ao empresariado disposto a fazer diferença na sociedade. Tais iniciativas agregam imenso valor à marca e proporcionam reconhecimento público e notoriedade exemplar.

 —————————

Sua opinião é muito bem-vinda! Comente, se expresse, esse espaço é seu 😉

Por favor, verifique os termos antes de realizar seu comentário:

  • Os comentários do blog são moderados.
  • Só publique comentários relacionados ao conteúdo do artigo.
  • Comentários anônimos não serão publicados.
  • Não coloque links de artigos de seu blog nos comentários.
  • Deseja nos contatar? Acesse o formulário de contato aqui.
  • Os comentários não refletem a opinião do autor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *