Saúde do colaborador durante a pandemia

A saúde ganhou ainda mais relevância em decorrência da pandemia, assim como, a observação das normas sanitárias para a manutenção da higiene pessoal e coletiva.

A Covid-19 atingiu profundamente o mundo do trabalho e os resultados foram desastrosos:  demissões em massa, flexibilização de regras e direitos trabalhistas e o fechamento de empresas. Mas não foi só isso. As medidas alcançaram destaque na mídia, trazendo insegurança aos trabalhadores. Até os relacionamentos foram afetados, de modo que cumprimentos e abraços foram substituídos por saudações a distância.

Para não perder o emprego, muitas pessoas se viram obrigadas a trabalhar no regime home office e o distanciamento social aumentou a insegurança, acrescentando novas preocupações. A mudança na rotina dos trabalhadores reforçou a necessidade de os administradores reforçarem os cuidados com a saúde de seus funcionários.  

Acompanhamento

Mesmo a distância, o acompanhamento do RH é fundamental para apoiar os colaboradores, pois os sentimentos de angústia e ansiedade podem surgir com força no atual cenário. Além disso, as indefinições de retorno ao ambiente de trabalho e as incertezas podem causar transtornos emocionais, afetando a autoestima e a motivação. Por conta dessas situações, as condições de saúde mental e emocional devem ser checadas com sensibilidade através de avaliações psicológicas e análise das respostas cognitivas.

Carga horária

Trabalhar em casa exige disciplina para não permitir o relaxamento dos horários e a perda de produtividade. Cada colaborador deve ter a ciência de que está à disposição da empresa no horário estabelecido. Trabalhar demais pode levar à exaustão, mas também não é justo ficar devendo para a organização. Além disso, o medo de não corresponder às expectativas da empresa pode provocar o alongamento das horas de serviço sem necessidade. Nesse caso, o uso do bom senso e o acompanhamento dos gestores ajuda no equilíbrio da carga de trabalho.

Contato virtual

A ausência de convívio social é um fator que tem agredido a saúde intelectual de muitas pessoas. No meio corporativo não é diferente. De qualquer forma, a falta dos colegas e do ambiente de trabalho é positivo. Já as emoções causadas por tristeza e aflição podem acarretar doenças psicossomáticas e prejudicar a saúde dos colaboradores. É importante fazer ligações, chamadas em grupo ou conferências virtuais. Isso ajuda a manter o sentimento de pertencimento ao grupo e rever as pessoas, ainda que remotamente.

Exames e consultas

Mesmo em casa ou em número reduzido de pessoas no local de trabalho, os colaboradores devem estar atentos aos sinais de sua saúde. Sintomas como febre, dor de cabeça e mal-estar, por mais comuns que sejam, podem indicar a manifestação de várias doenças. A realização de exames periódicos, checkups ou consultas médicas permitem a avaliação do estado de saúde, a fim de se eliminar quaisquer dúvidas e contribuir para a disposição pessoal.

Bons hábitos

Não é porque as mudanças aconteceram drasticamente que se deve relaxar com os hábitos saudáveis para mente e para o corpo. Praticar atividade física, ouvir música, ler um bom livro, melhorar a alimentação, aprender algo diferente ou iniciar novos projetos ajudam para aliviar o estresse e proporcionam bem-estar. O tempo dedicado ao lazer é fundamental para o equilíbrio da saúde humana em todos os aspectos.

Contar com uma consultoria efetiva

O trabalho de consultoria em benefícios auxilia no controle e gestão da saúde dos colaboradores, auxiliando na melhoria da qualidade de vida e consequente aumento de produtividade das empresas. Mais do que uma corretora de seguros, a JRF Energy Brokers, empresa do Energy Group, realiza projetos personalizados às necessidades de seus clientes com acompanhamento diferenciado através de sua equipe altamente qualificada. Conheça mais aqui.

 

 

 

 —————————

Sua opinião é muito bem-vinda! Comente, se expresse, esse espaço é seu 😉

Por favor, verifique os termos antes de realizar seu comentário:

  • Os comentários do blog são moderados.
  • Só publique comentários relacionados ao conteúdo do artigo.
  • Comentários anônimos não serão publicados.
  • Não coloque links de artigos de seu blog nos comentários.
  • Deseja nos contatar? Acesse o formulário de contato aqui.
  • Os comentários não refletem a opinião do autor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *