Eficácia com Redução de Custos

Ocorre que as indústrias estão cada vez mais pressionadas por manter ou aumentar a qualidade de seus produtos, e ainda reduzir custos. E como conciliar essas duas coisas quase antagônicas?

Uma solução que vem ganhando espaço como alternativa de baixar custos e manter a confiabilidade da Inspeção de Qualidade é a TERCEIRIZAÇÃO.

Durante muito tempo as empresas tiveram receio de confiar a um terceiro uma função tão importante como a Inspeção de Qualidade. Mais recentemente, puderam comprovar que o nível de especialização e ganhos de escala podem garantir e até melhorar o nível desse serviço.

Obviamente a escolha de um prestador de serviços idôneo, qualificado e bem estruturado é condição básica para que a terceirização seja bem-sucedida.

Um dos segmentos que mais prezam e são cobrados pela qualidade de seus produtos é a indústria automobilística. E esse também é um segmento que vem sendo precursor na adoção da terceirização, tanto de Inspeção de Qualidade quanto de Retrabalho. Praticamente toda a cadeia produtiva dessa indústria, começando pelas montadoras e avançando pelas empresas de autopeças e fornecedores de matérias primas, utiliza a terceirização de Inspeção de Qualidade e Retrabalho.

Além da especialização e ganhos de produtividade, os prestadores de serviços têm estruturas e demandas sindicais menos onerosas, e essas vantagens são totalmente transferidas para o custo da prestação de serviços.

Do ponto de vista fiscal, há também uma vantagem com a compensação de PIS e COFINS, reduzindo em 9,25% o impacto dos impostos na estrutura de custos da terceirização.

Segundo o Gerente de Qualidade de uma das maiores indústrias de autopeças do mundo, com 8 fábricas no Brasil, a avaliação de qualificação do fornecedor de serviços de Inspeção de Qualidade não deve se limitar aos aspectos técnicos formais, como certificação ISO, por exemplo. Por se tratar de mão de obra em uma função que envolve alta responsabilidade, é fundamental que o prestador desses serviços forneça garantias sobre eventuais falhas técnicas, e, também sobre o cumprimento estrito das exigências legais, fiscais e trabalhistas.

Entre as inúmeras mudanças de paradigmas e culturas que temos vivido nos últimos anos, a tendência de foco em “core business”, com maior especialização e ganhos de escala parece ter chegado à função de Inspeção de Qualidade. E esse novo modelo veio para ficar.

_______________

O Energy Group, através da sua empresa Energy People, é especialista em terceirização de Inspeção de Qualidade e Retrabalho. Analisando as características e necessidades das empresas, a Energy People oferece soluções específicas e eficazes, com total segurança para seus clientes.

Deseja saber mais? Especialistas Energy Group: (11) 4134-2000

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *