Voltamos! E agora? Uma nova postura para uma nova rotina

O respeito à convivência humana nunca foi tão apreciado como atualmente. Por conta disso e da necessidade do trabalho, o desempenho de cada colaborador merece mais atenção. Os cuidados com as normas sanitárias e uso de equipamentos de proteção nos espaços comuns agora são obrigatórios. Posturas adequadas, variações de comportamento e manutenção da saúde mental passam a ser vistas sob novo olhar e adquiriram maior relevância em cada setor.

As cobranças e pressões no ambiente de trabalho vão existir sempre, por conta da necessidade de se alcançar as metas e os objetivos empresariais, o que pode provocar o aumento de ansiedade e estresse. Questões de relacionamento, preocupações financeiras, mobilidade urbana ou medo do desemprego também afetam diretamente o desempenho de gestores e funcionários, provocando queda de atenção, falhas técnicas, aumento de atrasos e ausências. Tais situações exigem a rápida percepção das lideranças e a devida intervenção. O que faz a diferença é o modo de se lidar com isso. 

Motivação

O retorno ao trabalho exige determinação, pois há a expectativa de produtividade, a qual está diretamente ligada à motivação pessoal. E o que estimula o desempenho de cada colaborador é o todo organizacional: ambiente e relações interpessoais, fluxo de atividades, carga horária, estações de trabalho, materiais, cursos, treinamentos, avaliações, salário, benefícios e assim por diante. A possibilidade de rever e melhorar cada ponto traz motivação considerável. Ouvir as queixas e acolher sugestões também pode trazer melhorias a todos.

Conhecimento individual

Não basta apenas o estabelecimento de metas corporativas. O conhecimento dos pontos positivos e negativos dos colaboradores faz a diferença na distribuição de tarefas e na organização da empresa. Unir pessoas por comunhão de ideias e afinidades aproxima e aumenta a eficiência do grupo. Vale muito dedicar algum tempo para conhecer melhor cada pessoa, o que vai aprimorar ainda mais o trabalho coletivo.

Filtros

A cada instante, as pessoas são inundadas por informações que aguçam todos os sentidos. Sem foco e direção, fica difícil trabalhar com as inúmeras possibilidades de conhecimento e de interação proporcionadas pela tecnologia. Da mesma forma, é importante filtrar o que realmente é útil no dia a dia, pois o trabalho exige concentração. É necessário descartar o que não serve e absorver aquilo que realmente tem importância. A sabedoria deve ser aplicada na vida e no trabalho. Ao mesmo tempo, os meios tecnológicos devem estar sempre ao nosso lado, mas sem criar dificuldades.   

Prioridades

Tudo é importante, mas nem tudo é urgente. Produzir muito é gratificante, mas também pode trazer exaustão. Saber definir metas e estabelecer prioridades ajuda, e muito, para a obtenção dos melhores resultados pessoais e profissionais. É preciso discernir entre emergência e importância. Além disso, o descanso e o lazer também contribuem para a reposição das energias e integram o ciclo de atividades do cotidiano. O desequilíbrio compromete qualquer planejamento.

Cuidados especiais

De qualquer forma, não existe modelo ideal de comportamento neste cenário tão desafiador. As posturas adequadas hão de ser construídas com o aprendizado diário e coletivo, sendo elaboradas por meio do bom senso como as sugestões abaixo:

  • Seja mais gentil com todos;
  • Busque sempre a motivação pessoal;
  • Procure conhecer melhor a si mesmo e aos outros;
  • Use critérios inteligentes para selecionar conteúdos;
  • Saiba discernir as urgências;
  • Reveja o fluxo e as estações de trabalho;
  • Saiba ouvir com mais atenção;
  • Procure dar respostas bem estruturadas;
  • Mantenhas as janelas e “mentes” abertas;
  • Não vacile com a higiene pessoal e coletiva;

 

Estamos todos juntos nessa adaptação.

 —————————

Sua opinião é muito bem-vinda! Comente, se expresse, esse espaço é seu 😉

Por favor, verifique os termos antes de realizar seu comentário:

  • Os comentários do blog são moderados.
  • Só publique comentários relacionados ao conteúdo do artigo.
  • Comentários anônimos não serão publicados.
  • Não coloque links de artigos de seu blog nos comentários.
  • Deseja nos contatar? Acesse o formulário de contato aqui.
  • Os comentários não refletem a opinião do autor.

3 respostas

    1. Olá Caio, Tudo bem?
      Temos buscado trazer conteúdo relevante e interessante para todos e o seu feedback é muito importante.
      Continue nos acompanhando e mais do que isso, sugerindo temas. Sugestões são sempre muito bem-vindas!
      Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *