Você sabe o que é capital intelectual?

Assim como gerir pessoas, as demais áreas de uma empresa precisam estar alinhadas para que o negócio permaneça ativo e em constante desenvolvimento. Nesse cenário, o capital intelectual entra como um recurso fundamental para qualquer organização.

Composto pelo desenvolvimento intelectual dos profissionais, a ferramenta é a soma da informação, do conhecimento e das experiências em geral de todos os colaboradores, ou seja, todo tipo de conhecimento que possa gerar valor, proporcionando um diferencial competitivo.

O capital intelectual pode ser dividido em três pilares:

  1. Capital humano: proveniente dos recursos humanos disponíveis na empresa, sendo composto pelo conhecimento, o talento e a experiência de cada um dos colaboradores;
  2. Capital estrutural: é composto pelo processo empresarial: documentos, bancos de dados, planos de ação, metodologias e estratégias;
  3. Capital relacional: abrange todos os relacionamentos internos e externos da empresa, entre colaboradores, fornecedores, parceiros, clientes, dentre outros. É o responsável pela marca e a credibilidade da companhia.

O capital intelectual é uma ferramenta única. Os administradores e gestores que sabem fazer melhor proveito do que têm em mãos saem na frente. Em um mercado que muda constantemente, empresas que sabem reagir com velocidade e entregar soluções inovadoras ganham cada vez mais espaço.

Com o avanço digital, esse cenário é ainda mais crítico: a infinidade de ferramentas disponíveis on demand faz com que as ideias ganhem mais poder — basta ver a quantidade de startups que dominam nichos recém-formados do mercado.

Porém, vale ressaltar que para a equipe alcançar bons resultados, é necessário que a empresa dê atenção ao seu capital intelectual.

 —————————

Sua opinião é muito bem-vinda! Comente, se expresse, esse espaço é seu 😉

Por favor, verifique os termos antes de realizar seu comentário:

  • Os comentários do blog são moderados.
  • Só publique comentários relacionados ao conteúdo do artigo.
  • Comentários anônimos não serão publicados.
  • Não coloque links de artigos de seu blog nos comentários.
  • Deseja nos contatar? Acesse o formulário de contato aqui.
  • Os comentários não refletem a opinião do autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.