Você já agradeceu hoje?

Gratidão é um dos sentimentos mais ilustres que o ser humano pode expressar em relação a outra pessoa, seja ela próxima ou desconhecida. Sentir gratidão em decorrência de um gesto favorável ou procedimento gentil proporciona vários benefícios, pois favorece a autoestima, eleva o bem-estar e aprimora os relacionamentos interpessoais.  

Agradecer a alguém é uma atitude de resposta a um estímulo positivo. Tal reação permite a manifestação de alegria e satisfação. Desse modo, o Dia da Gratidão traz a excelente oportunidade de refletirmos sobre a vida e olharmos com mais sensibilidade ao redor de tudo o que nos proporciona felicidade: família, trabalho, amigos, escola, lazer e muito mais.

Para favorecer a reflexão sobre a importante data, apresentamos elementos úteis acerca do sentimento de gratidão e suas implicações nas relações humanas.

Origens

No Brasil, o Dia da Gratidão é comemorado em 6 de janeiro, referindo-se à festividade do Dia de Reis – os três magos que foram agradecer o nascimento do menino Jesus. Já em 21 de setembro acontece o Dia Mundial da Gratidão, resultado de um encontro internacional no Havaí. Nos Estados Unidos e no Canadá é celebrado o Dia de Ação de Graças na quarta quinta-feira de novembro com repercussões no mundo todo. Em muitos países, celebra-se a gratidão pelos resultados da colheita abundante, pela chuva ou pela chegada da primavera. Em outros locais, a gratidão é celebrada pelo fim de guerras e conflitos, a fim de se confraternizar e celebrar a paz.

Para entender melhor

Segundo São Tomás de Aquino, a gratidão pode ser entendida em três níveis. O primeiro é o superficial que permite reconhecimento intelectual. O segundo é o intermediário que trata do agradecimento, de dar graças a alguém pelo que realizou em favor de outra pessoa ou grupo, como se costuma dizer o “Graças a Deus”. E o terceiro nível e mais profundo refere-se à criação de vínculo e comprometimento. Quando alguém diz “muito obrigado”, quer dizer que tal pessoa se sente “obrigada” a retribuir algo em consequência de benesse, favor ou auxílio concedido.

Gratidão diária

Todos os dias temos motivos e situações para agradecer, seja por mais um dia de vida, uma nova oportunidade de trabalho, opções de lazer ou ainda de nos tornarmos pessoas melhores, simplesmente pelo fato de poder nos relacionarmos uns com os outros, apesar do distanciamento social. É o sorriso diário que nos motiva a viver intensamente cada momento com tolerância, respeito e gratidão.

Gesto concreto

Ao reconhecer o gesto positivo de alguém, o sentimento de gratidão nos impulsiona a retribuir de alguma forma o benefício recebido, o favor que nos foi concedido, a graça alcançada de modo singular, o apoio decisivo, entre outras ações que fazem muita diferença. Tais retribuições ou respostas podem ser realizadas de diversas formas como sorrir, cumprimentar, presentear, fazer uma chamada, realizar outro favor, assim por diante. 

Dignidade humana

O fato de estarmos bem é motivo para agradecer. Neste exato momento, há pessoas que se encontram acometidas por doenças nos hospitais, encarcerados, famintos, desassistidos de água e saneamento, crianças órfãs, idosos abandonados, trabalhadores desempregados e outros desprovidos de recursos e que enfrentam lutas inimagináveis para sobreviver. É louvável manifestar gratidão por tudo que somos e temos, uma vez que muitos sonham em obter o mínimo de dignidade.

Momentos críticos

Mesmo diante de circunstâncias desfavoráveis é possível aprender a expressar gratidão. A perda de um ente querido pode se transformar em um memorial de histórias e aprendizados. O desemprego pode desencadear em criatividade para novas oportunidades. Quando as principais referências desabam é preciso enxergar a vida sob novos olhares para valorizar o que realmente tem importância e merece agradecimento.

Reconhecimento

Muitas vezes, ficamos tão focados naquilo de desejamos alcançar que esquecemos de valorizar e reconhecer o que já conquistamos. Família, casa, trabalho e renda são motivos de gratidão, não é? Mas não dá para ir longe sozinho. É preciso apoio para ir além e isso faz a diferença em qualquer situação. Agradeça por isso! Agradeça pelo dia hoje, pois pessoas gratas são mais felizes e contagiam tudo o que está ao redor com bondade e gentileza.

 —————————

Sua opinião é muito bem-vinda! Comente, se expresse, esse espaço é seu 😉

Por favor, verifique os termos antes de realizar seu comentário:

  • Os comentários do blog são moderados.
  • Só publique comentários relacionados ao conteúdo do artigo.
  • Comentários anônimos não serão publicados.
  • Não coloque links de artigos de seu blog nos comentários.
  • Deseja nos contatar? Acesse o formulário de contato aqui.
  • Os comentários não refletem a opinião do autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *