Valorize o Comercial da sua empresa

Falta de apoio e de reconhecimento são fatores ruins para qualquer pessoa, não é? No ambiente corporativo não é diferente e pode ser pior ainda, pois o desprestígio compromete o crescimento de qualquer empresa. A valorização do trabalho e a consideração pelo empenho de cada área são fundamentais para o sucesso da organização.

E o que não dizer do Departamento Comercial?! É a equipe encarregada do primeiro contato com o cliente, proporcionando a experiência com os produtos ou serviços. Também é o grupo responsável por causar as primeiras impressões sobre a qualidade do que se oferece, podendo atingir a imagem da empresa de modo positivo ou não.

Gestos simples

Desejar bom dia, praticar a gentileza, abrir um sorriso, acolher e olhar nos olhos são demonstrações de respeito e empatia que humanizam as relações interpessoais e aproximam os colaboradores. Sem exagero e com sinceridade, os pequenos detalhes podem fazer a diferença no sentido de perceber e valorizar cada pessoa. São gestos simples que representam um oásis em meio à aridez do cotidiano, sobretudo em dias estressantes e com alta demanda de trabalho, o que é muito comum na rotina de um departamento comercial. Eles precisam disso!

Interações sociais

O sentimento de pertencimento a um determinado grupo que partilha dos mesmos ideais e projetos é um elemento precioso de valorização e incentivo. E isso pode adquirir ainda mais força com a realização de atividades marcantes e ocasiões especiais como a lembrança da data de aniversário, organização de happy hours, reuniões de brainstorm, eventos de responsabilidade social, confraternizações, entre outras iniciativas que o comercial sabe fazer como ninguém para fechar um negócio. Isso ajuda demais!

Comunicação eficiente

A comunicação entre colaboradores, equipes, gestores e fornecedores deve ser a mais eficiente possível para se evitar aborrecimentos. Muitas vezes, uma informação distorcida pode causar problemas e comprometer resultados. Vale a pena investir em treinamentos e adquirir bons aparelhos. Além de considerar o custo-benefício, os investimentos trarão retorno e satisfação para clientes e vendedores. Eles merecem!

Feedback

É conveniente de tempos em tempos, programar avaliações e dar o devido retorno aos colaboradores acerca do desenvolvimento de seu trabalho. Importa que o departamento comercial tenha um feedback sobre as atividades desenvolvidas. As ações podem ser acompanhadas com atenção por meio de elogios, comentários, críticas e manifestações de apoio. Cada sugestão, quando é feita da forma correta, favorece o crescimento profissional e permite aperfeiçoar os procedimentos, o que é fundamental para alcançar metas e elevar o padrão de qualidade dos serviços. Isso não é bom?

O Departamento Comercial merece respeito e admiração, pois está na linha de frente. É ele que vende e faz propostas convincentes para permitir a entrada de receita, garantindo o pagamento de salários e a honradez dos compromissos financeiros. E isso não é fácil em tempos de adaptação às novas realidades e crises econômicas.

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