Seja empático no seu ambiente de trabalho

Desenvolver a empatia dentro de um ambiente de trabalho, pode levar os colaboradores a demonstrarem um profundo respeito e admiração entre si, além de se sentirem mais seguros e confortáveis na hora de partilhar uma situação.

Isso faz com que seja possível enxergar o objetivo de seu trabalho mais claramente, evitando a perda de tempo e o desgaste com emoções prejudiciais, como o ressentimento gerados pelas relações interpessoais do dia a dia, por exemplo. Os sentimentos negativos podem desfocar os colaboradores no cumprimento de suas tarefas e impactar na produtividade da empresa.

Uma pessoa empática transparece a preocupação e o zelo pelo bem-estar do outro adquirindo um olhar mais humano para que o ambiente de trabalho seja um local de cooperação e aprendizado. Afinal, ter um ambiente saudável e acolhedor é fundamental para melhorar a produtividade e reduzir o stress.

Como desenvolver a empatia?

Ser empático não é uma questão inata, de nascimento e pode ser desenvolvida ao longo da vida. Porém, como qualquer competência, a empatia pode ser aprimorada! 

Exercícios:

– Sempre que surgir um pensamento julgador, pense: e se estivesse na situação inversa, será que faria diferente? Mostre soluções e não críticas;

– Não é necessário concordar com tudo que o outro diz, mas saber ouvir e respeitar posicionamentos diferentes, se faz necessário;

– Tente vivenciar por alguns instantes a realidade do outro.

– Cada pessoa tem suas próprias experiências e visões sobre o mundo. Por isso, evite comparar situações e dores, diminuir a situação, não vai ajudar a pessoa sair de um problema. 

A empatia é muito mais do que uma competência, mas sim um valor essencial em qualquer situação. E claro, uma característica importante para as organizações que buscam crescimento saudável e profissionais mais engajados e humanos. 

 —————————

Sua opinião é muito bem-vinda! Comente, se expresse, esse espaço é seu 😉

Por favor, verifique os termos antes de realizar seu comentário:

  • Os comentários do blog são moderados.
  • Só publique comentários relacionados ao conteúdo do artigo.
  • Comentários anônimos não serão publicados.
  • Não coloque links de artigos de seu blog nos comentários.
  • Deseja nos contatar? Acesse o formulário de contato aqui.
  • Os comentários não refletem a opinião do autor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *