Desenvolver a empatia dentro de um ambiente de trabalho, pode levar os colaboradores a demonstrarem um profundo respeito e admiração entre si, além de se sentirem mais seguros e confortáveis na hora de partilhar uma situação.
Isso faz com que seja possível enxergar o objetivo de seu trabalho mais claramente, evitando a perda de tempo e o desgaste com emoções prejudiciais, como o ressentimento gerados pelas relações interpessoais do dia a dia, por exemplo. Os sentimentos negativos podem desfocar os colaboradores no cumprimento de suas tarefas e impactar na produtividade da empresa.
Uma pessoa empática transparece a preocupação e o zelo pelo bem-estar do outro adquirindo um olhar mais humano para que o ambiente de trabalho seja um local de cooperação e aprendizado. Afinal, ter um ambiente saudável e acolhedor é fundamental para melhorar a produtividade e reduzir o stress.
Ser empático não é uma questão inata, de nascimento e pode ser desenvolvida ao longo da vida. Porém, como qualquer competência, a empatia pode ser aprimorada!
Exercícios:
– Sempre que surgir um pensamento julgador, pense: e se estivesse na situação inversa, será que faria diferente? Mostre soluções e não críticas;
– Não é necessário concordar com tudo que o outro diz, mas saber ouvir e respeitar posicionamentos diferentes, se faz necessário;
– Tente vivenciar por alguns instantes a realidade do outro.
– Cada pessoa tem suas próprias experiências e visões sobre o mundo. Por isso, evite comparar situações e dores, diminuir a situação, não vai ajudar a pessoa sair de um problema.
A empatia é muito mais do que uma competência, mas sim um valor essencial em qualquer situação. E claro, uma característica importante para as organizações que buscam crescimento saudável e profissionais mais engajados e humanos.
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