Telemetria: como pode ser útil na gestão de frotas.

O sistema de telemetria veicular é a tecnologia que permite a coleta remota e, em tempo real, de informações sobre um veículo. A partir desta funcionalidade, o gestor de frotas obtém dados importantes para um maior controle sobre cada automóvel, como velocidade média, distância percorrida, consumo de combustível e temperatura do motor.

O interesse pelas ferramentas de telemetria veicular aumenta a cada ano no Brasil. Muitas empresas enxergam esse tipo de solução como alternativa para enfrentar algumas das principais dificuldades da gestão de frotas no país, como a falta de segurança, o trânsito caótico das grandes cidades e as condições inadequadas das estradas.

A telemetria, uma das principais tendências para os carros do futuro, utiliza o mesmo suporte que o rastreamento para transmitir informações, mas proporciona um acompanhamento muito mais detalhado. Além de cumprir todas as funções de localização do veículo, ela permite monitorar simultaneamente, uma série de parâmetros específicos sobre cada veículo, incluindo suas condições e, a maneira como ele é conduzido.

De acordo com Bruno Manjagalli, executivo da ABM Protege e especialista em telemetria veicular, o sistema é um grande facilitador, quando falamos de gerenciamento de frotas empresariais, principalmente quando existe uma busca pela redução de custos operacionais e de manutenção. “Com a implantação da telemetria é possível experimentar uma economia média de 10% em seus custos de combustível. Isso porque as soluções incluem uma série de funcionalidades que aumentam a eficiência de combustível, o que permite que os clientes gerenciem seus motoristas de uma melhor forma”, destaca.

 
Informações colhidas pela telemetria

sistema de telemetria veicular capta diversos tipos de informação sobre o veículo conheça os principais e como auxiliam na gestão de frota.  

Odômetro: com as informações de quilômetros percorridos o gestor de frota pode desenvolver diversas soluções de economia, orçamento e produtividade. Ele também pode analisar trajetos e criar rotas mais eficientes.

Velocidade, freadas e acelerações bruscas: os dados colhidos pela telemetria ajuda o gestor de frota a identificar como o veículo está sendo utilizado e, a necessidade, de desenvolver medidas de segurança e redução de despesas. Com isso, também é possível criar ações de conscientização sobre direção defensiva ou regulamentos internos da empresa que, orientem e estimulem a dirigibilidade eficiente e performance responsável.   

Jornada de trabalhosistemas de telemetria completos também possibilitam o acompanhamento da jornada de trabalho da equipe. Com essas informações, o gestor pode contribuir com a criação de soluções de atendimento eficiente, aumentar o número de visitas na rota e, até mesmo, implantar programas de motivação e recompensa por desempenho.  

Vantagens de contratar a implantação do sistema de Gestão de Frotas com a Energy Group

Energy Fleet Services, é uma empresa do Energy Groupespecializada em gestão de frotas e, a telemetria é um dos benefícios oferecidos dentro do nosso escopo de gerenciamento, por meio de um aplicativo configurado, conforme cada necessidade. Com projetos flexíveis e individuais, propõe soluções assertivas de acordo com o que sua empresa precisa. Tudo para garantir a melhor experiência e sensação de tranquilidade para os seus clientes. 

Confira mais sobre esse serviço aqui

 —————————

Sua opinião é muito bem-vinda! Comente, se expresse, esse espaço é seu 😉

Por favor, verifique os termos antes de realizar seu comentário:

  • Os comentários do blog são moderados.
  • Só publique comentários relacionados ao conteúdo do artigo.
  • Comentários anônimos não serão publicados.
  • Não coloque links de artigos de seu blog nos comentários.
  • Deseja nos contatar? Acesse o formulário de contato aqui.
  • Os comentários não refletem a opinião do autor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *