Tarefas da Gestão de Frotas

O Gerenciamento de Frotas é o setor que faz a gestão dos veículos de uma empresa usados para transporte e coleta ou prestação de serviços. Este é o setor, que cuida da centralização de dados como manutenção dos carros, consumo de combustível, quilometragem e rotas percorridas.

Um bom gerenciamento de veículos resulta em mais eficiência. Afinal, gerir uma frota é planejar e controlar processos com base em informações precisas.

As informações, como por exemplo, como os motoristas estão dirigindo, o estado dos veículos, quanto combustível está sendo gasto, quais rotas estão sendo seguidas, ajudam a tomar decisões mais acertadas, resolver problemas mais rapidamente e economizar.

Quando a gestão de frotas é bem feita, é fácil descobrir se algum processo está saindo caro demais ou eficiente de menos – e se todo o potencial da frota está sendo aproveitado.

Principais funções

Gerenciamento financeiro: Um dos papéis do gestor é administrar custos operacionais da frota, como gastos com combustível e eventualidades – multas, por exemplo. Esse gerenciamento inclui, além do monitoramento, o planejamento de despesas futuras e a identificação de oportunidades que a empresa tem de economizar.

Administração da manutenção: Outra atividade do gestor de frotas é cuidar da manutenção dos carros – tanto a preventiva quanto a corretiva ou emergencial. Além de manter a frota segura para o time e eficiente para os resultados, com esse monitoramento o profissional acaba contribuindo mais uma vez com as finanças da empresa.  

Controle de eficiência: O gestor também monitora a eficiência da frota. Em outras palavras, ele cruza as informações de resultados do negócio com as de utilização dos veículos e consegue encontrar soluções inteligentes – como rotas mais rápidas para que o vendedor visite mais clientes em uma única saída.

Gestão da equipe: Gerenciar a frota da empresa também significa liderar os profissionais que guiam esses carros cidade afora. Trâmites do dia a dia – como um pequeno acidente de trânsito, ou a necessidade de uma revisão – passam pela interação entre gestor e condutor. Nesses momentos, ter a frota terceirizada com um parceiro, pode ajudar bastante.

Cuidados com a legislação: Outra função é manter a operação dentro da legalidade. Isso significa, por exemplo, IPVA dos carros em dia, seguro DPVAT quitado e constante acompanhamento da situação da CNH dos condutores – pontuação e prazo de validade.

Vantagens de contratar a implantação do sistema de Gestão de Frotas com a Energy Fleet

Energy Fleet Services, é uma empresa do Energy Groupespecializada em gestão de frotas e, a telemetria é um dos benefícios oferecidos dentro do nosso escopo de gerenciamento, por meio de um aplicativo configurado, conforme cada necessidade. Com projetos flexíveis e individuais, propõe soluções assertivas de acordo com o que sua empresa precisa. Tudo para garantir a melhor experiência e sensação de tranquilidade para os seus clientes. 

São diversas possibilidades para quem valoriza uma experiência de consumo leve e dinâmica, mas sem preocupações. Tudo para garantir a melhor experiência e sensação de tranquilidade para os seus clientes. 

Confira mais sobre esse serviço aqui.

 —————————

Sua opinião é muito bem-vinda! Comente, se expresse, esse espaço é seu 😉

Por favor, verifique os termos antes de realizar seu comentário:

  • Os comentários do blog são moderados.
  • Só publique comentários relacionados ao conteúdo do artigo.
  • Comentários anônimos não serão publicados.
  • Não coloque links de artigos de seu blog nos comentários.
  • Deseja nos contatar? Acesse o formulário de contato aqui.
  • Os comentários não refletem a opinião do autor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *