Proteja o fluxo de caixa do seu negócio contra o risco de inadimplência, com o Seguro de Crédito

Um dos grandes vilões para as empresas é incerteza do pagamento por parte dos seus clientes. Atrasos ou inadimplência podem provocar danos, às vezes, irreparáveis para a saúde financeira de um negócio. O Seguro de Crédito é uma alternativa para proteger os recebíveis de uma empresa.

Diariamente, empresas concedem prazo de pagamento para seus clientes e, por fazer parte da rotina, talvez, os riscos sejam subestimados ou até mesmo ignorados.

Mas o que acontece se um cliente ficar inadimplente, um negócio entrar em falência ou mesmo, se o governo, sem aviso prévio, proibir transferências de pagamentos?

Sua empresa pode não ter passado por nenhuma destas situações, mas, é importante informar que 25% das falências são causadas por faturas não pagas e com a Pandemia do Covid 19, este número está em curva de crescimento.

As faturas não pagas representam quanto do seu faturamento total? Isto não merece uma proteção?

Uma alternativa para diminuir os riscos contra a inadimplência é o Seguro de Crédito. Trata-se de uma ferramenta eficaz para a gestão de risco financeiro que protege a empresa contra perdas decorrentes do não pagamento de dívidas relacionadas com seu negócio. Além, de garantir que o contratante não seja afetado negativamente pela inadimplência de um ou mais clientes, também atua como uma importante ferramenta para auxiliar no gerenciamento dos seus riscos.

Com o Seguro de Crédito, é possível realizar vendas a prazo com a segurança do pagamento dessas transações. E, caso algum dos compradores fique insolvente ou declare falência, a empresa é indenizada de acordo com os termos e condições da apólice contratada para o risco.

Por que contratar o Seguro de Crédito?

Se os argumentos acima ainda não o fizeram considerar o Seguro de Crédito como um forte aliado para a saúde financeira da sua empresa, continue a leitura.

O cenário atual vem determinando o destino de empresas ao redor do mundo. Sobrevida para aquelas que possuem flexibilidade estratégica e maturidade na tomada de decisão e, infelizmente, encerramento para outras, que não conseguiram se adequar durante esse período de crise. Manter a competitividade passou a ser questão de sobrevivência e oferecer crédito aos clientes pode ampliar a vida útil de um negócio. Mas, a crise gera atrasos e inadimplência e então, como continuar oferecendo crédito dentro desse mecanismo de incertezas?

Ao contratar uma apólice de Seguro de Crédito, sua empresa transfere o risco de não pagamento do comprador para um terceiro, garantindo previsibilidade para o caixa da empresa. As seguradoras, por sua vez, oferecem cobertura de risco de crédito contra o não pagamento causado por insolvência ou atraso simples dos compradores. É realizada uma análise criteriosa do comprador, considerando sua capacidade de pagamento, seus números financeiros e seu comportamento no mercado. Além da avaliação e monitoramento, que possibilita que a seguradora tenha preliminarmente informações importantes para o vendedor em relação ao comprador (sobre o qual se pede cobertura de risco de crédito). Por possuir informações de diversos outros segurados que também são fornecedores do mesmo comprador, a seguradora possui acesso a dados que o mercado geralmente não tem e assim, fica sabendo de problemas de pagamento antes dos bureaus de crédito.

Quais as vantagens em contratar um Seguro de Crédito?

Falamos do cenário atual, das razões que despertam a necessidade do seguro e, agora, pontuamos as vantagens em sua contratação:

  • Garantia de recebimento em caso de inadimplência dos clientes
  • Prévio conhecimento sobre potenciais clientes inadimplentes
  • Redução da provisão de perdas com devedores duvidosos
  • Aumento de credibilidade junto a bancos e instituições financeiras
  • Seguros de crédito à exportação e crédito interno podem gerar novos mercados para a empresa
  • Aumento de competitividade no mercado
  • O seguro de Crédito pode servir como uma garantia adicional para respaldar um programa de financiamento com taxas mais atrativas
  • Possibilita o aumento nos prazos e no perfil de pagamentos contribuindo para financiar o seu negócio e sem acrescentar um risco excessivo ao balanço da empresa
  • Aprimora o Gerenciamento de Riscos, aliado as boas práticas de Governança Corporativa
  • Benefícios Fiscais

 

Sua empresa pode ou não se enquadrar no cenário caótico do mercado atual. Há meios e alternativas que podem auxiliar o seu negócio durante essa jornada. Vale a pena refletir.

Nossos especialistas podem contribuir com mais informações, oferecendo uma verdadeira consultoria em seguros e soluções para empresas.

Contate nossa equipe de Risks Protection aqui.

 —————————

Sua opinião é muito bem-vinda! Comente, se expresse, esse espaço é seu 😉

Por favor, verifique os termos antes de realizar seu comentário:

  • Os comentários do blog são moderados.
  • Só publique comentários relacionados ao conteúdo do artigo.
  • Comentários anônimos não serão publicados.
  • Não coloque links de artigos de seu blog nos comentários.
  • Deseja nos contatar? Acesse o formulário de contato aqui.
  • Os comentários não refletem a opinião do autor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *