Proprietários de veículos do estado de São Paulo têm direito ao CRLV-e (100% Digital)

Com a pandemia do COVID-19, medidas foram adiantadas e algumas delas vieram para auxiliar na rotina de milhares de brasileiros. Esse é o caso do CRLV-e, que já é realidade em SP, assim como em outros 19 estados.

Proprietários de veículos do estado de São Paulo, a maior frota do país com mais de 31 milhões de veículos, que fizeram o pagamento do licenciamento anual após o dia 08 de Maio, já podem baixar ou imprimir o CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos diretamente no portal do Detran.SP, no aplicativo ‘CDT – Carteira Digital de Trânsito’ do governo federal e ainda no portal de serviços do Denatran. Para a emissão do documento basta estar em dia com as obrigações e débitos do veículo junto aos órgãos de trânsito.

O CRLV-e (100% digital) foi desenvolvido pelo Serpro para o Denatran e tem a autenticidade da impressão garantida por um QR Code, podendo ser apresentando e consultado por agentes em eventuais fiscalizações.

Sobre o Prazo

A data limite para que todos os Detrans do país disponibilizem a opção de impressão do CRLV aos proprietários dos veículos é 30 de Junho de 2020, de acordo com a Deliberação nº 180/2019 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Isidro Santos, gestor da CDT no Serpro ressalta que “Devido a resposta que os estados precisam dar à situação causada pelo Covid-19, o Serpro antecipou a integração com os sistemas dos Detrans para que seja possível oferecer essa opção ao cidadão”.

O proprietário do veículo pode imprimir o documento a qualquer momento e quantas vezes quiser, sem a preocupação com perdas, roubo ou deterioração do documento, além da facilidade de portar a versão digital do CRLV no celular acessando e baixando pelo aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito). É importante ressaltar que caso opte pela versão física, a impressão deve ser feita com qualidade onde o QR Code seja legível.

Checando a Qualidade

Caso o usuário queira checar a qualidade de impressão e facilidade de leitura, basta baixar o aplicativo Vio, o mesmo utilizado pelas autoridades de fiscalização de trânsito, disponível gratuitamente no Google Play ou App Store e fazer a leitura do QR Code ao lado do código Renavam do documento.

 —————————

Sua opinião é muito bem-vinda! Comente, se expresse, esse espaço é seu 😉

Por favor, verifique os termos antes de realizar seu comentário:

  • Os comentários do blog são moderados.
  • Só publique comentários relacionados ao conteúdo do artigo.
  • Comentários anônimos não serão publicados.
  • Não coloque links de artigos de seu blog nos comentários.
  • Deseja nos contatar? Acesse o formulário de contato aqui.
  • Os comentários não refletem a opinião do autor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *