Produtividade? Online!

O trabalho remoto nem sempre foi visto com bons olhos, levando em conta que o colaborador pode se distrair com mais facilidade ou até não cumprir os horários designados. Seja na função de um profissional freelancer ou trabalhando para alguma empresa em home office, o profissional deve se preparar para manter a produtividade sempre em alta.

Até algum tempo atrás, o trabalho remoto era uma raridade, uma opção para algumas empresas de marketing e trabalhadores freelancers.

Hoje, graças à transformação digital, o home office é bastante comum e tem se mostrado uma opção com muitos benefícios principalmente em momentos de crise, como o que vivemos hoje com a pandemia da Covid-19.

Grande parte dos profissionais ativos no setor produtivo é formada por pessoas das gerações Y e Z. Isso significa que são familiarizadas com as tecnologias que possibilitam o trabalho à distância. Além disso, a flexibilidade de tempo e espaço, possibilitada pelo home office, são dois fatores de qualidade de vida no trabalho altamente valorizados por esses profissionais.

Principais estratégias para um home office produtivo

  • Não fique de pijama: Em termos de produtividade, isto pode ser um erro. Estar de pijama diz à nossa mente, ainda que na sua parte subconsciente, que está num ambiente de descanso. Isto é: embora vá trabalhar, a sua mente está focada na cama.
  • Estipule (e cumpra) um horário de trabalho: Criar um horário de trabalho vai ajudar a garantir que é mais produtivo e será uma grande ajuda para que possa manter a disciplina, mesmo afastado do escritório. Da mesma forma, recorde que é importante criar espaços e tempos de lazer e descanso. Descansar também é importante para que consiga manter-se produtivo.
  • Organize o seu ambiente de trabalho: Ter um ambiente de trabalho organizado é um passo muito importante para a produtividade, já que ambientes sujos e desorganizados tendem a promover uma maior dificuldade de concentração. Além disto, estipular um espaço de trabalho, pode ajudar a fazer com que a sua família, tenha maior facilidade a estabelecer os limites.
  • Desligue a televisão e o rádio: Ainda que possa parecer-lhe que uma das vantagens do trabalho remoto é poder livremente ter o rádio ou a televisão ligados, a verdade é que estes podem afetar severamente a concentração e reduzir drasticamente sua produtividade. A menos que faça diretamente parte do seu trabalho, evitar as redes sociais durante o tempo de atividade também pode ajudar a torna-lo mais produtivo.

Implementar um home office produtivo é um desafio, mas representa uma grande tendência de RH no momento atual e é possível fazê-lo com eficiência.

Nós podemos ajudar! A Jobs & Talents é uma das áreas de atuação do Energy Group, operada pela Energy People e, oferece além das soluções integradas, com suporte em serviços que abrangem todas as funções estratégicas e operacionais da área de RH, a tercerização de serviços especializados, através de soluções inteligentes, agregando valor e reduzindo custos para as empresas.

 —————————

Sua opinião é muito bem-vinda! Comente, se expresse, esse espaço é seu 😉

Por favor, verifique os termos antes de realizar seu comentário:

  • Os comentários do blog são moderados.
  • Só publique comentários relacionados ao conteúdo do artigo.
  • Comentários anônimos não serão publicados.
  • Não coloque links de artigos de seu blog nos comentários.
  • Deseja nos contatar? Acesse o formulário de contato aqui.
  • Os comentários não refletem a opinião do autor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *