Processo eficiente à prova de erros: interação com os candidatos

Elaborar um processo seletivo eficiente tem sido algo desafiador para os profissionais de Recursos Humanos. O dinamismo do mercado e as novas tendências de home office trouxeram novas implicações para o setor que agora conta com ferramentas digitais de última geração e metodologias ágeis.

A gestão de RH teve que se adaptar rapidamente às exigências dos novos métodos de recrutamento e seleção para não ficar para trás, uma vez que a contratação de profissionais qualificados e detentores de competências socioemocionais contribui para a formação de equipes de alto rendimento e capazes de entregar resultados significativos para proporcionar vantagens diferenciadas às atividades da empresa.

Não obstante, a aplicação de tecnologia no setor permite a integração de todas as fases do processo seletivo, desde a criação e anúncio da vaga à mensuração dos resultados, associando as ações de diferentes selecionadores para facilitar a comunicação entre as partes envolvidas e cuidar dos detalhes que o processo demanda.

Estabelecendo-se uma visão estratégica, as equipes de Recursos Humanos devem caprichar no planejamento de atividades e focar na busca por profissionais que apresentam perfil alinhado aos negócios da empresa, o que facilita a triagem de currículos com maior aderência às oportunidades disponibilizadas.

Informação

Correria, excesso de atividades e pressão por resultados não podem comprometer o desempenho dos colaboradores e nem gerar perda de tempo e retrabalho às próprias equipes de RH. É preciso atenção para evitar a principal falha em processos seletivos: a omissão dos detalhes que cada vaga exige.

Uma oportunidade de trabalho deve conter todas as informações e esclarecimentos como: descrição detalhada do cargo; atribuições e tarefas; local e horário de trabalho; competências e habilidades; perfil esperado; formação mínima; benefícios e demais informações. É conveniente divulgar o salário no anúncio da vaga ou na entrevista da primeira fase, sem postergação para não causar impressão negativa da empresa.

Teste e dinâmica

A aplicação de testes é fundamental para que a equipe de Recursos Humanos possa aferir as habilidades e mapear o perfil comportamental e psicológico dos candidatos. O uso de dinâmicas de grupo e atividades interpessoais permite que cada profissional demonstre sua capacidade e conhecimentos técnicos. Também é possível perceber como o candidato reage diante de situações que exigem iniciativa e criatividade.

Interação

O avanço tecnológico e as transformações digitais aceleraram os processos de recrutamento e seleção. No entanto, especialistas da área afirmam que o êxito nessas atividades acontece por meio de interação com os candidatos. Ao estabelecer contato, mesmo que a distância, é possível conhecer melhor as características pessoais e profissionais de cada candidato para favorecer a avaliação das habilidades, competências, perfil comportamental, hábitos, aspirações e qualidade das respostas.

A capacidade de comunicação e argumentação faz toda a diferença, pois é nessa etapa que se percebe as qualidades do candidato e se os atributos apresentados atendem às expectativas da empresa. Por sua vez, o candidato tende apresentar desempenho favorável, projetando uma imagem positiva de acordo com a impressão que deseja transmitir no sentido de valorizar a candidatura.

Na interação, também não cabe qualquer tipo de conduta preconceituosa ou arrogante. Os selecionadores devem adotar posturas imparciais com foco nos conhecimentos e habilidades. Quaisquer traços de discriminação devem ser combatidos com uma cultura organizacional que valorize a diversidade e a inclusão social, o que exige a contratação de profissionais por competências e não por questões de gênero, étnicas, regionais, estéticas ou religiosas. Além disso, a interação digital aproxima candidatos de diversos locais por meio de videoconferência, o que elimina as dificuldades de distanciamentos regionais e faz com que a troca de experiências culturais seja única e fascinante.

Competência

De qualquer forma, o processo seletivo deve ser realizado com excelência para encontrar os melhores profissionais. Os candidatos devem procurar demonstrar suas habilidades de modo profissional para encantar os recrutadores e obter a aprovação. É preciso estar preparado para não decepcionar e nem ficar desapontado. Isso vale tanto para candidatos como para os colaboradores de RH. Em tempos de dificuldades é que surgem as oportunidades.

Precisa de apoio nessa área? Energy Group oferece o que há de melhor no segmento de Recursos Humanos. Por meio de SIMBA DIGITAL são oferecidas soluções integradas para todas as funções e necessidades organizacionais, trazendo resultados incríveis.

 —————————

Sua opinião é muito bem-vinda! Comente, se expresse, esse espaço é seu 😉

Por favor, verifique os termos antes de realizar seu comentário:

  • Os comentários do blog são moderados.
  • Só publique comentários relacionados ao conteúdo do artigo.
  • Comentários anônimos não serão publicados.
  • Não coloque links de artigos de seu blog nos comentários.
  • Deseja nos contatar? Acesse o formulário de contato aqui.
  • Os comentários não refletem a opinião do autor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *