Planilhas são eficazes, mas isso basta?

Não há dúvida de que as planilhas do Excel ajudam bastante no cotidiano do RH, não é? Mas o “quebra-galho” não pode ser visto como justificativa para se descuidar dos detalhes e peculiaridades de cada colaborador e de quaisquer atividades, por conta de uma visão simplista e mediana.

Além disso, serviços burocráticos como folha de pagamento, admissões, desligamentos, férias e outros arquivos correm o risco de serem armazenados de forma incorreta, de passarem por digitação equivocada e de permanecerem em situação vulnerável. Isso pode afetar o desenvolvimento das atividades e comprometer as metas.

Em determinados locais, o controle dos serviços ainda é feito de modo operacional para ser demonstrado em relatórios gerenciais e gráficos mirabolantes com o auxílio audiovisual. Mas, a tendência é que essas práticas fiquem para trás, pois novas formas de atuação estão sendo implantadas para melhor gerir o RH em decorrência do distanciamento social e das características do trabalho home office.

Novas tecnologias

O uso das novas tecnologias fez com que as atividades de recursos humanos pudessem atuar de modo estratégico, contribuindo para o fortalecimento dos negócios e desenvolvimento dos colaboradores. Livre das amarras impostas pelos modelos operacionais, o RH agora trabalha muito mais com números, dados e informações.

Por meio de ferramentas digitais, a gestão de RH pode ser aprimorada sistematicamente e permite o controle de frequência, horas trabalhadas, absenteísmo, avaliações de competências e desempenho, entre outras ações que visam ao aprimoramento do trabalho de cada colaborador e melhoram a produtividade das equipes.

Escolha adequada

Diante do atual cenário, é preciso escolher corretamente as ferramentas tecnológicas que mais se adequam às características e às necessidades da empresa. Por isso, é importante encontrar fornecedores confiáveis e que tenham avaliações positivas de outros clientes, sem deixar de agendar uma apresentação das principais funcionalidades disponíveis, bem como dos serviços e produtos oferecidos pelo software.

Entre tantas possibilidades disponíveis, uma excelente alternativa às planilhas do Excel é a utilização de softwares estabelecidos na nuvem. Nessas condições, não há a necessidade de instalação de aplicativos em computadores, pois é possível acessar às informações de qualquer lugar. Além disso, não é possível deletar (sem querer) e nem desaparecer com os dados. Todos os arquivos são organizadas em uma só plataforma, o que favorece a conferência, o cruzamento de informações e a emissão de relatórios.

Resultados

Ao optar pela aplicação de um sistema automatizado e eficiente no RH, a empresa só tem a ganhar, pois se trata de economia de recursos humanos e materiais, segurança de acessos e arquivos, manuseio de dados, organização de informações e facilitação de serviços por parte de usuários e colaboradores.  

A transformação digital dos Recursos Humanos ainda permite que cada funcionário assuma a sua participação e seja protagonista no processo de crescimento na empresa, o que proporciona empoderamento social e engajamento profissional a todos. Quem não quer isso?

Precisa de apoio nessa área? A Energy Group oferece o que há de melhor no segmento de Recursos Humanos. Por meio do SIMBA DIGITAL são oferecidas soluções integradas para todas as funções, proporcionando resultados incríveis.

 —————————

Sua opinião é muito bem-vinda! Comente, se expresse, esse espaço é seu 😉

Por favor, verifique os termos antes de realizar seu comentário:

  • Os comentários do blog são moderados.
  • Só publique comentários relacionados ao conteúdo do artigo.
  • Comentários anônimos não serão publicados.
  • Não coloque links de artigos de seu blog nos comentários.
  • Deseja nos contatar? Acesse o formulário de contato aqui.
  • Os comentários não refletem a opinião do autor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *