Olhar para dentro para fortalecer por fora

Se é verdade que “os olhos são o espelho da alma”, a sabedoria do provérbio também pode ser aplicada na sua organização se puder refletir os valores propostos no planejamento estratégico, mostrando coerência entre discurso e ação. Caso contrário, é preciso fazer as devidas correções. O primeiro passo a ser dado é voltar o olhar para dentro.   

Olhar para dentro é enxergar as pessoas. Isso significa dizer que a empresa se importa com cada colaborador e se preocupa com as aspirações e as necessidades dos funcionários. Ao adotar essa prática, os administradores demonstram que estão cientes de tudo o que acontece nos meandros da organização. Isso é empatia.

Trabalho e parceria

Em muitos casos, os colaboradores passam mais tempo na empresa do que com familiares e amigos. Isso acaba por aproximar uns aos outros devido às responsabilidades assumidas em conjunto para o desenvolvimento das atividades e nos momentos de descontração. Quantas amizades não surgiram decorrentes partilha de trabalho e permanecem até hoje? Não é importante enxergar essas situações de modo diferenciado? Isso é olhar para dentro.

Comunicação eficaz

Não existe fortalecimento interno sem o funcionamento adequado da comunicação interna. Para essa finalidade, é necessário romper com barreiras e distorções de conteúdo para permitir fluidez no trabalho. A proximidade entre gestores e os diferentes postos hierárquicos deve estar bem ajustada para facilitar o processo de comunicação. Além disso, a propagação da cultura organizacional auxilia sensivelmente, gerando transparência de informações e maior integração entre colaboradores. Isso torna o ambiente mais leve e agradável.

Avaliação de desempenho

Em muitas empresas, o processo de avaliação de desempenho provoca medo e insegurança. Mas é importante ressaltar que o aferimento de performance contribui para os ajustes de qualquer atividade. Ao mesmo tempo, permite a aproximação das equipes em torno de um objetivo comum e reafirma as expectativas da empresa em relação aos funcionários, estreitando os relacionamentos entre os colaboradores.

Conhecimento e resultado

O autoconhecimento possibilita aprimorar as aptidões e o crescimento profissional. Às vezes, é preciso libertar-se de medos, impressões negativas e sentimentos ruins que podem ser descartados com o apoio de pessoas próximas e dos profissionais do RH. Da mesma forma, o conhecimento das características de cada colaborador permite o melhor aproveitamento no desempenho das atividades. Também é possível descobrir habilidades notáveis e talentos despercebidos que só podem ser notados com o trabalho em grupo. Os resultados são excelentes!

Fortalecimento da imagem

Depois de rever procedimentos e reavaliar situações internamente, aproxima-se o momento de colher os resultados como o fortalecimento da imagem institucional. Uma empresa que possui bases sólidas e direção robusta alcança, conscientemente, as metas e os objetivos pretendidos. O bom desempenho pode ser comprovado através de comentários, manifestações de satisfação, aprovação de clientes e assim por diante. A avaliação positiva é fundamental para o crescimento da organização, sobretudo em tempos de instabilidade.

O fortalecimento das estruturas internas vai refletir na qualidade dos produtos e serviços oferecidos e no relacionamento com os diversos públicos. Se for necessário, vale a pena investir em capacitação profissional, pois o retorno virá! O aperfeiçoamento técnico do trabalho pode trazer ganhos significativos.

 —————————

Sua opinião é muito bem-vinda! Comente, se expresse, esse espaço é seu 😉

Por favor, verifique os termos antes de realizar seu comentário:

  • Os comentários do blog são moderados.
  • Só publique comentários relacionados ao conteúdo do artigo.
  • Comentários anônimos não serão publicados.
  • Não coloque links de artigos de seu blog nos comentários.
  • Deseja nos contatar? Acesse o formulário de contato aqui.
  • Os comentários não refletem a opinião do autor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *