O que é Gestão de Riscos de Frotas e por que é tão importante contar com um especialista?

O desafio de gerir frotas no Brasil envolve vários aspectos. O primeiro deles é a redução de custos. Com o controle adequado e um sistema de gestão de frotas, uma empresa consegue reduzir até 20% seus custos com manutenção e ter melhor produtividade.

A gestão de riscos de frotas pode ser definida como um conjunto de ações estratégicas para identificar, administrar e prevenir riscos atrelados a determinadas atividades. Esses procedimentos permitem que a companhia atue de forma preventiva, trabalhando ativamente para diminuir as perdas.

Considerado um processo importante para auxiliar os gestores e profissionais do ramo a identificar probabilidades de perda para o negócio, a gestão de riscos de frotas não se resume apenas à prevenção, mas também opera diretamente na melhoria dos processos, a fim de implantar mecanismos para reduzir o impacto nesses cenários.

Em um país com dimensões brasileiras, a gestão de frotas é um grande desafio para as empresas. Segundo uma pesquisa da Fundação Dom Cabral, divulgada pelo portal da revista Veja, a despesa com transporte responde por 63,5% do custo logístico total das organizações. Reduzir esse gasto, portanto, é mais do que uma meta de curto prazo, mas uma ação urgente de qualquer negócio que opere no país.

Outros fatores importantes precisam ser levados em consideração quando se fala em veículos. Podemos destacar a manutenção, o combustível, quilometragem, acidentes de trânsito, rotas, multas, entre outros aspectos.

A produtividade também é um dos benefícios, uma vez que ao traçar os melhores caminhos é possível fazer mais entregas no mesmo período de tempo. E a tecnologia, também tem um papel muito importante nesse percurso.

 
Como aplicar a gestão de riscos na gestão de frotas?

A gestão de risco aplicada às frotas exige um nível diferenciado de segurança e, um cumprimento integral, de um bom plano estratégico.

Segundo as diretrizes próprias da gestão de risco, as etapas de implementação se dividem do seguinte modo:

  • identificação de ameaças (roubos, acidentes, altos custos de manutenção);
  • análise do problema;
  • desenvolvimento e planejamento de respostas (manutenção e inspeção dos veículos e cargas);
  • controle dos riscos.
 
Confira a seguir as principais vantagens de modernizar esse processo:

Economia de tempo e dinheiro

Ao rastrear os veículos, é possível saber se houve algum desvio de rota. Caso tenha alguma situação que fuja do que foi planejado, o gestor consegue agir rapidamente para contorná-la. O resultado é uma maior economia de tempo e dinheiro.

Melhora da segurança dos colaboradores

O acesso às informações permite que se detecte rapidamente qualquer mudança de padrão, aumentando a segurança das equipes de entrega. Um desvio no trajeto planejado, por exemplo, pode ser um indício de roubo ou sequestro. Os sistemas especializados são, portanto, aliados importantes para evitar esse tipo de situação.

Prevenção de acidentes e multas

Um serviço de geolocalização facilita o monitoramento da frota, permitindo saber se os condutores estão respeitando os limites de velocidade e as leis de trânsito. Com isso, evita-se multas, acidentes e outros problemas que podem afetar os custos da organização.

Manutenção preventiva da frota

Outro ponto que um bom gerenciamento ajuda a melhorar é a conservação da frota. Com uma manutenção preventiva, é possível estender a vida útil dos veículos e corrigir problemas e falhas antes mesmo deles aparecerem. Isso garante um bom desempenho dos veículos e, consequentemente, uma ótima economia para a empresa.

 
Por que contratar uma empresa especializada na terceirização e gestão de frotas?

Nesse artigo, apresentamos apenas uma fração de todo o processo de gestão de frotas, que demanda ainda mais tarefas e obrigações e, dependendo do tamanho da frota, a dedicação de uma equipe para operacionalizá-las. Essa é a vantagem de transferir para especialistas, a gestão da frota de uma empresa. Todas as atividades que envolvem a gestão, como manutenção, seguro, gestão de multas, acompanhamento de sinistros entre outros, são realizadas por uma equipe especializada que assume toda a burocracia, permitindo assim, a tranquilidade e foco na atividade principal do negócio.

Energy Fleet Services, é uma empresa do Energy Groupespecializada na terceirização de frotas executivas. E a gestão de risco é um processo dentro de uma série de serviços que são entregues no momento da contratação. Com projetos flexíveis e individuais, propõe soluções assertivas de acordo com o que sua empresa precisa. Tudo para garantir a melhor experiência e sensação de tranquilidade para os seus clientes. 

Confira mais vantagens na gestão frotas aqui.

 —————————

Sua opinião é muito bem-vinda! Comente, se expresse, esse espaço é seu 😉

Por favor, verifique os termos antes de realizar seu comentário:

  • Os comentários do blog são moderados.
  • Só publique comentários relacionados ao conteúdo do artigo.
  • Comentários anônimos não serão publicados.
  • Não coloque links de artigos de seu blog nos comentários.
  • Deseja nos contatar? Acesse o formulário de contato aqui.
  • Os comentários não refletem a opinião do autor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *