O Leaseback da frota pode equacionar o fluxo de caixa de empresas

O Leaseback, também conhecido como ‘leasing de retorno’ é uma operação financeira e patrimonial, que envolve a venda de um ativo e a locação desse ativo com o comprador como intermediário. Desse modo, o valor da venda é liberado à vista, e pode ser utilizado para o pagamento de dívidas ou destinado a investimentos, aumentando o índice de liquidez da empresa.

Muitas empresas têm se deparado com resultados abaixo do planejado, reflexo do cenário econômico mundial, e em decorrência disso, há necessidade de fortalecer o fluxo de caixa a curto prazo, através de iniciativas com resultados imediatos.

Entre as possibilidades está o Leaseback de Frotas, uma alternativa onde a locadora compra sua frota e a terceiriza de volta, com todos os serviços gerenciados por ela. Uma excelente alternativa, que possibilita o direcionamento de recursos para investimentos no “core business”, além de configurar o pagamento do aluguel como uma despesa operacional, podendo ser dedutível do imposto de renda.

Esta nova tendência mundial tem despertado o interesse do mercado brasileiro por instituições de diferentes portes. Trata-se de uma forma de negócio que pode ser adotada não apenas por empresas com problemas financeiros, mas também por aquelas que desejam otimizar seu capital.

Sob o ponto de vista das vantagens financeiras, essa opção é muito atrativa, pois a frota representa um valor expressivo, que é penalizado de duas formas no balanço. O valor do veículo é um ativo fixo que não gera receita e ainda se deprecia com o decorrer do tempo. Ou seja, a empresa só perde. Outro ponto a favor do leaseback de frotas é que a empresa que opta por esse serviço mantém sua linha de crédito junto aos bancos para ser utilizada apenas em casos emergenciais.

Vantagens dessa operação

Em suma, ao optar pelo leaseback de frotas, as empresas conseguem várias vantagens, como geração de fluxo de caixa imediato, economia mensal de mais de 20% entre custos operacionais diretos e indiretos, tarifa mensal fixa, possibilitando o controle sob os pagamentos, sem sustos ou variações inesperadas nem preocupação com manutenção, gestão e substituição de carros, custo zero de manutenção da frota e redução de impostos.  

São muitos benefícios que levam o leaseback de frota a ser considerado como uma ótima alternativa de capitalização, sem os juros abusivos e com processo menos burocrático.

Contrate o leaseback de frota com o Energy Group

A Energy Fleet Services, é uma empresa do Energy Group, especializada em terceirização e gestão de frotas executivas. Com projetos flexíveis e individuais, propõe soluções assertivas voltadas a cada perfil de usuário, oferecendo a mobilidade adequada que a empresa precisa. Tudo para garantir a melhor experiência e sensação de tranquilidade para os seus clientes. 

Confira mais vantagens na terceirização de frotas aqui.

 —————————

Sua opinião é muito bem-vinda! Comente, se expresse, esse espaço é seu 😉

Por favor, verifique os termos antes de realizar seu comentário:

  • Os comentários do blog são moderados.
  • Só publique comentários relacionados ao conteúdo do artigo.
  • Comentários anônimos não serão publicados.
  • Não coloque links de artigos de seu blog nos comentários.
  • Deseja nos contatar? Acesse o formulário de contato aqui.
  • Os comentários não refletem a opinião do autor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *