No Dia Internacional da Mulher: Conheça algumas Mulheres de Sucesso

O Dia Internacional da Mulher foi criado pela ONU no ano de 1975, e é comemorado em mais de 100 países! Esta data teve início nos Estados Unidos e na Europa, no final do século XIX, mas, ganhou força no começo do século XX.

As mulheres se uniram para reivindicar a igualdade dos direitos econômicos, sociais e trabalhistas, lutando por melhores condições de trabalho. A igualdade do direito político também entrou em pauta. 

O dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, serve para nos lembrar destas conquistas, independente do país em que resida, do idioma ou da religião que siga.

Este empoderamento feminino abriu portas para que a mulher pudesse conquistar e ganhar cada vez mais espaço e, hoje vemos muitas mulheres trabalhando em várias posições ou profissões que antes eram consideradas impensáveis para elas. As mulheres, com toda sua força e perseverança, competem de igual para igual com os homens e muitas delas, marcam presença nas forças armadas, polícia militar, polícia civil, polícia federal, hospitais, universidades, política, construção civil e esportes, que antes, eram considerados predominantemente masculino.

Na área executiva, o sucesso feminino é nítido e notório. As mulheres dirigem grandes empresas de vários setores do mercado. 

Confiram quatro grandes exemplos a seguir:

Indra Nooyi

Foi CEO da PepsiCo e liderou a reestruturação da empresa, sendo a responsável pela aquisição da Quaker Oats Company, Yum!, Tropicana e Gatorade. Sob o comando de Nooyi, a PepsiCo aumentou seu lucro líquido em bilhões de dólares. Indra Nooyi comandava mais de 300 mil funcionários ao redor do planeta e foi apontada em diversas ocasiões e pelos principais meios de comunicação, como o Wall Street Journal, Times, Fortune e Forbes, como uma das pessoas mais influentes do mundo e entre os melhores CEOs do mundo. Deixou o cargo de CEO da PepsiCo em 2018. 

 

Sheryl Sandberg

Todo mundo conhece Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, mas você sabe quem é Sheryl Sandberg? Ela deixou a vice presidência de vendas globais e operações online do Google para assumir o cargo de COO do Facebook. Foi a responsável pelo crescimento do Facebook, saindo de 70 milhões de usuários para mais de 2,4 bilhões de usuários. Já foi considerada a 2º mulher mais poderosa nos negócios e a 5º mulher mais poderosa do mundo.

 

Susan Wojcicki 

A CEO do YouTube já foi vice-presidente sênior de publicidade do Google, sendo ela a pessoa responsável pela compra do YouTube e da DoubleClick, negócios de US$ 1,65 bilhões e US$ 3,1 bilhões, respectivamente. Susan Wojcicki foi também responsável pelas plataformas de publicidade do Google, AdWords e AdSense

Atualmente, como CEO do YouTube, a empresa atingiu a marca de 2 bilhões de usuários logados mensalmente.

 

Ursula Burns 

Uma das principais e maiores empresas de tecnologia do mundo, a Xerox Corp., tem uma mulher como presidente, sendo também a primeira mulher negra a liderar uma corporação pública nos Estados Unidos. 

Ursula Burns foi também, paralelamente ao seu trabalho na Xerox, líder de um programa da Casa Branca em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, além de assumir o cargo de vice-presidente do Conselho de Exportação do ex-Presidente Barack Obama.

Outra interessante curiosidade que podemos ressaltar, no Dia Mundial da Mulher, é que Ursula Burns sucedeu na Xerox, uma empresa da Fortune 500, outra CEO do sexo feminino, Anne Mulcahy.

 

No Brasil temos a Ana Paula Assis, presidente da IBM para a América Latina, desde julho de 2017, e, que começou na IBM como estagiária em 1995, deu uma breve pausa e voltou com tudo para crescer junto com a empresa!

Juliana Azevedo é outro exemplo de sucesso! A executiva assumiu o cargo de presidente da Procter & Gamble Brasil em fevereiro de 2018, realizando seu sonho de estagiária. Passou por diversas áreas em mais de 20 anos na P&G, entre elas vendas, marketing, planejamento estratégico e gerenciamento, qualificando-a para o cargo de presidente da P&G

Como vimos, a luta da mulher pelos direitos de igualdade está valendo a pena! Não é fácil, nem rápido e sabemos que ainda existe muito a ser conquistado! O Brasil ocupava em 2019 o 95º lugar entre os 144 países com maior equidade de gênero, mas, as mulheres brasileiras já mostraram que a equidade de gênero no mercado de trabalho é um caminho sem volta! 

Neste dia tão especial, desejamos um feliz Dia da Mulher! 

 

Fontes

https://forbes.com.br/listas/2019/05/as-mulheres-mais-poderosas-do-brasil-3/#foto9
https://www.businessinsider.com/fabulous-life-of-sheryl-sandberg-2014-7
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ursula_Burns
https://exame.abril.com.br/carreira/as-10-executivas-mais-poderosas-do-mundo/

—————————

Sua opinião é muito bem-vinda! Comente, se expresse, esse espaço é seu 😉

Por favor, verifique os termos antes de realizar seu comentário:

  • Os comentários do blog são moderados.
  • Só publique comentários relacionados ao conteúdo do artigo.
  • Comentários anônimos não serão publicados.
  • Não coloque links de artigos de seu blog nos comentários.
  • Deseja nos contatar? Acesse o formulário de contato aqui.
  • Os comentários não refletem a opinião do autor.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *