Metodologias que alavancam o RH

Celeridade e rapidez são palavras muito utilizadas no desenvolvimento das tarefas diárias em qualquer lugar, mas encontram certa resistência em aparecer e sobreviver no cotidiano dos serviços burocráticos do RH.

Apesar das dificuldades, o uso de novas metodologias de trabalho pode alavancar o desempenho das atividades. Afinal, quem já não reclamou da demora por resposta ou atendimento a uma solicitação enviada ao Departamento de Recursos Humanos?

As exigências atuais requerem mudança de postura. E rápido! A começar pelo RH, que é a equipe responsável em incentivar as transformações pessoais e de trabalho em grupo, é preciso perceber a necessidade de atualização e se adaptar rapidamente, sem perder de vista as diretrizes estabelecidas no planejamento estratégico.

Visão ampliada

Por meio de uma visão multidisciplinar, os Recursos Humanos podem executar várias tarefas ao mesmo tempo, considerando a sua atuação em um cenário repleto de mudanças. Isso exige feedbacks multidirecional (otimização de processos) e ascensional (de colaboradores para as lideranças).  Além disso, a apresentação de métricas indicam como as iniciativas do RH (treinamentos, cursos e atualizações) podem afetar o desempenho dos colaboradores e contribuir para a consecução dos objetivos finais.

Para contribuir nesta reflexão, apresentamos abaixo as principais metodologias que podem auxiliar no processo de atualização dos agentes de RH e também serem aplicadas em todas as áreas da empresa.

1) Ágeis

A promoção de uma cultura ágil favorece o desenvolvimento de atividades mais dinâmicas e flexíveis. Métodos adaptáveis permitem a aplicação de novas técnicas de gestão de pessoas com o uso de ferramentas tecnológicas e inteligência artificial, tendo em vista o aperfeiçoamento da divisão de tarefas e melhor comunicação entre as equipes. Tais aprimoramentos proporcionam mais transparência, integração, inovação, segurança, motivação e engajamento.

2) Kanban

O acompanhamento da produtividade pode ser feito de modo visual com a utilização de uma agenda para gerenciar o status de cada atividade (a fazer / em andamento / concluído). Essa técnica é bastante utilizada para o planejamento de projetos, publicações, fluxo de tarefas, cursos e aprendizados.

3) Lean

Essa metodologia visa à avaliação de hipóteses e ideias para eliminar os desperdícios. Ao enxugar as operações e otimizar a produtividade com o uso racional de tempo, custos e recursos humanos, torna-se mais fácil o estabelecimento de prioridades e o fornecimento do suporte necessário para a ininterrupção dos serviços. Isso faz com que a empresa trabalhe no mesmo ritmo.

4) Scrum

Consiste na divisão de um projeto em partes menores com a determinação de prazos para a finalização de tarefas e a designação dos encarregados pela execução. Durante o trabalho, são realizadas reuniões de curta duração para alinhar as informações. Essa metodologia visa ao fortalecimento das atividades em grupo e aprimora o acompanhamento de cada etapa.

RH Estratégico

Mais do que recrutar pessoas e reter talentos, o RH deve falar a mesma linguagem dos negócios da empresa. Ao atuar estrategicamente, também colabora para a obtenção de bons resultados. Não obstante, o acompanhamento de cada novo procedimento deve acontecer de modo constante e evolutivo, uma vez que as transformações levam certo tempo para se tornarem efetivas. O que não se pode fazer é permanecer indiferentes às contínuas inovações e seus impactos na sociedade.

Precisa de apoio nessa área? A Energy Group oferece o que há de melhor no segmento de Recursos Humanos. Por meio de SIMBA DIGITAL são oferecidas soluções integradas para todas as funções estratégicas e operacionais, proporcionando resultados incríveis. Saiba mais, clicando aqui.

 —————————

Sua opinião é muito bem-vinda! Comente, se expresse, esse espaço é seu 😉

Por favor, verifique os termos antes de realizar seu comentário:

  • Os comentários do blog são moderados.
  • Só publique comentários relacionados ao conteúdo do artigo.
  • Comentários anônimos não serão publicados.
  • Não coloque links de artigos de seu blog nos comentários.
  • Deseja nos contatar? Acesse o formulário de contato aqui.
  • Os comentários não refletem a opinião do autor.m

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *