Menos gestão manual, mais eficiência

Os avanços tecnológicos trouxeram inúmeros benefícios à sociedade, mas não acabaram de vez com a gestão manual. Ainda há quem utilize planilhas, controles de frequência, apontamentos e outras tarefas que necessitam de controle operacional, o que traz burocracia e lentidão, além de dificultar o aperfeiçoamento da produtividade.

Evidentemente, as dificuldades econômicas e sanitárias aceleraram a substituição de processos manuais por ferramentas digitais e novas metodologias. Apesar disso, determinados setores apresentam resistência às mudanças em virtude de fatores como tradição familiar, visão limitada, cultura organizacional, entre outros. No entanto, a necessidade de sobrevivência empresarial tem falado mais alto: muda ou fecha.

Como “a pressa é inimiga da perfeição”, o ditado popular mostra-se bastante verdadeiro. Muitas empresas que não passaram por um processo de transição adequado, agora sofrem as agruras de adaptação e exigências dos novos tempos.

Nesse contexto, a busca por eficiência inibe a gestão manual, pois as principais tendências de mercado apontam a necessidade de aumentar a produtividade com equipes reduzidas, buscando a excelência na qualidade dos produtos e serviços, ou seja, é mais com menos para multiplicar os resultados. Como assim?

Produtividade

A acirrada competitividade do mercado indica a necessidade de substituição das ultrapassadas atividades operacionais e estruturas complexas por métodos de trabalho rápidos e flexíveis para garantir elevados índices de qualidade e satisfação, sem permitir queda de produtividade e nem desvio dos padrões estabelecidos. Para essa finalidade, existem programas e ferramentas digitais que favorecem o desempenho das equipes e geram economia considerável de recursos humanos e materiais.

Metodologias

O uso de metodologias ágeis favorece o desenvolvimento do trabalho, deixando-o mais dinâmico e flexível. Métodos adaptáveis ampliam as possibilidades de acompanhamento da produtividade e favorecem a distribuição de responsabilidades nas equipes, o que melhora o ambiente organizacional, contribuindo para a melhor integração, economia de recursos e retenção de profissionais.

Tecnologia

O uso de ferramentas digitais é decisivo para a gestão eficiente. A tecnologia evita o surgimento de erros, o desperdício de recursos, simplifica procedimentos, agiliza o desenvolvimento das atividades profissionais, integra ações e departamentos, melhora a comunicação e encurta as distâncias, permitindo o controle e o acompanhamento da produtividade em tempo real. Também contribui para a obtenção de dados e emissão de relatórios, favorecendo diagnósticos, análises e tomadas de decisão, o que traz mais rapidez e eficiência ao cotidiano da organização.

Gestão Estratégica

Não se pode perder mais tempo com papeis e burocracia. A gestão eficiente exige uma visão estratégica dos negócios da organização. É preciso que todos falem a linguagem dos negócios da empresa e isso exige treinamento, conhecimento e propagação dos valores, missão e objetivos estabelecidos no planejamento estratégico. Não há dúvida de que o olhar ampliado favorece a interação de todos, impactando positivamente nos resultados da empresa.

Liderança e transformação

O gerenciamento adequado acontece quando os gestores compreendem o trabalho dos colaboradores como indispensável para se alcançar a eficácia desejada. Ao mesmo tempo, é importante ouvir e reconhecer as necessidades individuais e das equipes. Reuniões periódicas, avaliação de desempenho positivo e a observação do princípio da transparência contribuem para elevar o engajamento e favorecem a sinergia no ambiente organizacional.

Mais do que dar ordens, o líder deve ajudar as equipes a se sentirem dependentes uns dos outros para demonstrar que o alcance das metas está ligado ao desempenho pessoal. Ao influenciar a busca por crescimento profissional de cada colaborador, as lideranças contribuem à formação de pessoas melhores e engajadas aos valores propostos pela organização, mesmo que haja crenças e expectativas diferentes, pois a eficiência advém desse processo de transformação.

Precisa de apoio nessa área? Energy Group oferece o que há de melhor no segmento de Recursos Humanos. Por meio de SIMBA DIGITAL são oferecidas soluções integradas para todas as funções e necessidades organizacionais, trazendo resultados incríveis.

 —————————

Sua opinião é muito bem-vinda! Comente, se expresse, esse espaço é seu 😉

Por favor, verifique os termos antes de realizar seu comentário:

  • Os comentários do blog são moderados.
  • Só publique comentários relacionados ao conteúdo do artigo.
  • Comentários anônimos não serão publicados.
  • Não coloque links de artigos de seu blog nos comentários.
  • Deseja nos contatar? Acesse o formulário de contato aqui.
  • Os comentários não refletem a opinião do autor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *