Gestão de tempo x Bem estar

Saber equacionar o tempo dedicado às atividades e proporcionar qualidade de vida pode se tornar um desafio insuperável para colaboradores. As exigências das novas estruturas de trabalho e a pressão por resultados interferem na gestão de tempo, o que exige a capacidade de conciliar as diversas tarefas do dia a dia.

A busca equânime por satisfação profissional e a realização dos desejos pessoais é a aspiração de todos. No entanto, o que vai diferenciar quimera de realidade é a capacidade de organização. Para isso, existem técnicas de gestão do tempo que indicam a necessidade de planejamento, organização, disciplina e avaliação. Também há ferramentais digitais que auxiliam na montagem de agenda e divisão de compromissos.

Há quem considere o tempo como um dos principais ativos que o ser humano pode usufruir e viver com intensidade. Para auxiliar nessa reflexão, apresentamos abaixo elementos úteis à adequação de tarefas e que exigem pouco tempo de leitura. Aproveite para obter melhor rendimento e alcançar os principais benefícios.

Prejuízos

A má gestão do tempo pode trazer malefícios e consequências ruins na vida profissional e particular de qualquer pessoa, acarretando: perda de credibilidade, projetos inacabados, indefinição de metas e prioridades, reuniões improdutivas, frustação, dificuldade de relacionamento, desemprego, dívidas, atrasos em compromissos, insônia, desequilíbrio emocional, distúrbios alimentares e de saúde. Quer mais problemas?

Planejamento

A devida conciliação de tempo diminui a possibilidade de riscos e de surpresas desagradáveis ao longo do dia. Para essa finalidade, é necessário planejar as atividades. Isso favorece a redução de ansiedade para a resolução de problemas e evita o desperdício de trabalho. Sem programação diária, a chance do surgimento de estresse é bastante elevada, podendo evoluir para complicações de saúde e afastamento de atividades. O uso de inovação tecnológica no cotidiano também pode colaborar para a gestão do tempo e ser instrumento facilitador.

Organização

O eficiente gerenciamento do tempo permite organizar as atividades e adequar a execução de tarefas de modo equilibrado e eficaz. Ao verificar antecipadamente tudo o que se pretende realizar em determinado período de tempo, é possível checar cada detalhe para evitar retrabalho e desperdício de energia. Por consequência, haverá menos erros e sobrará mais tempo livre para o lazer. A utilização de ferramentas digitais e a aplicação de metodologias ágeis ajudam consideravelmente no equacionamento e acompanhamento de atividades.

Produtividade

A elevação de rendimento ou desempenho corresponde a um dos principais benefícios que a gestão de tempo pode proporcionar, uma vez que permite administrar eficientemente as demandas de trabalho e a necessidade de atividades pessoais. Ao manter-se organizado e sem preocupações exageradas, é possível produzir mais e melhor em menos tempo. O uso da inteligência emocional faz a diferença para aprimorar a produtividade e aprimorar o discernimento acerca das relações interpessoais e prioridades.

Tempo livre

Com a agenda organizada, sobra espaço para fazer o que desejar. O tempo livre é importante para o lazer e pode ser preenchido com leituras, caminhadas, esporte ou qualquer atividade de entretenimento que colabore para elevar a qualidade de vida e proporcionar novos aprendizados artísticos e culturais. Dormir e descansar também são fundamentais para o reabastecimento físico e mental.

Bem-estar

A saúde alcança benefícios significativos com a gestão eficiente do tempo, pois evita o surgimento de problemas cardiovasculares causados por irritação, estresse e ansiedade. Sem excesso de atividades, as refeições podem ser feitas sem correria e na hora certa, o que também contribui para o funcionamento do sistema digestivo. Além disso, não se pode esquecer da saudável convivência com familiares e amigos que alivia as tensões e proporciona momentos intensos de alegria, conforto e equilíbrio emocional.

 —————————

Sua opinião é muito bem-vinda! Comente, se expresse, esse espaço é seu 😉

Por favor, verifique os termos antes de realizar seu comentário:

  • Os comentários do blog são moderados.
  • Só publique comentários relacionados ao conteúdo do artigo.
  • Comentários anônimos não serão publicados.
  • Não coloque links de artigos de seu blog nos comentários.
  • Deseja nos contatar? Acesse o formulário de contato aqui.
  • Os comentários não refletem a opinião do autor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *