Entrevista de emprego na pandemia: O que mudou para o RH e para os colaboradores?

O “novo normal” trouxe mudanças significativas no modo de viver e antecipou novas formas de relacionamento interpessoal nos diversos ambientes da sociedade, sobretudo a maneira como as empresas selecionam candidatos, contratam e integram os novos colaboradores.

As dificuldades impostas pelo distanciamento social favoreceram o uso da tecnologia e intensificaram o trabalho remoto. Superada a fase de adaptação, o processo de seleção e contratação de profissionais passou a ser mais rápido, observando as normas sanitárias. Veja as principais mudanças:

Economia

O novo modelo traz economia para as partes envolvidas. Os candidatos não precisam se deslocar e nem gastar dinheiro com materiais, documentos e outras exigências. Já as empresas economizam preciosos recursos materiais e humanos. Além disso, o tempo utilizado em entrevistas é somente para essa finalidade.

Agilidade

O processo de seleção e contração a distância é mais ágil e permite selecionar candidatos, sem a necessidade da utilização de salas, equipamentos e materiais. As dinâmicas de grupo e entrevistas também acontecem de modo virtual, o que permite a gravação das conversas desde que haja autorização.  

Integração a distância

Depois da aprovação, o processo de integração dos novos colaboradores ocorre a distância, mas com a participação das equipes. Primeiramente, o novo funcionário recebe o e-mail de apresentação e boas-vindas. Depois, acontecem as reuniões virtuais e os feedbacks. Também há empresas que enviam o kit de boas-vindas, materiais de apresentação e equipamentos para a casa dos novos funcionários.

Cuidados do candidato

Os profissionais que desejam participar de processos seletivos on line devem atentar para os seguintes detalhes:

  • Teste o computador ou celular antecipadamente;
  • Verifique o funcionamento de câmera e microfone do equipamento;
  • Reserve um local para não ser interrompido durante a entrevista;
  • Deixe o ambiente bem iluminado;
  • Vista-se adequadamente, sem exagero ou descaso;
  • Demonstre foco e olhe para a câmera;
  • Não atrase a entrada na sala virtual;
  • Pesquise sobre a empresa;
  • Procure interagir e demonstrar interesse pela vaga;
  • Enfatize suas qualidades e principais realizações.

A entrevista home office permite, ainda, que os candidatos fiquem mais à vontade, mais descontraídos do que no modelo tradicional. Também não há risco de alguém atrasar em decorrência de transporte ou chuva. De qualquer forma, o que vai determinar a contratação do postulante é o ajustamento do perfil à vaga disponível.

Precisa de apoio nessa área? Energy Group oferece as melhores soluções para a sua empresa.

Confira os serviços, clicando aqui.

 —————————

Sua opinião é muito bem-vinda! Comente, se expresse, esse espaço é seu 😉

Por favor, verifique os termos antes de realizar seu comentário:

  • Os comentários do blog são moderados.
  • Só publique comentários relacionados ao conteúdo do artigo.
  • Comentários anônimos não serão publicados.
  • Não coloque links de artigos de seu blog nos comentários.
  • Deseja nos contatar? Acesse o formulário de contato aqui.
  • Os comentários não refletem a opinião do autor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *