Employee Experience Plus: metodologia com retornos mensuráveis

O Employee Experience Plus é um projeto de transformação nas organizações, que envolve uma mudança de cultura e atitudes totalmente focadas na jornada do colaborador na empresa. Quando o colaborador passa a estar no centro dos negócios, alinhado com as expectativas da organização, ele ganha vitalidade e interage de forma agregadora, enfatizando seu compromisso e engajamento com os resultados corporativos.

Trabalhar com Employee Experience Plus é trabalhar com empatia e dados para construir experiências relevantes, que geram algum resultado positivo para o colaborador e para a empresa. Essa combinação configura, de certa maneira, uma nova abordagem nas áreas de RH que, historicamente, não foram estimuladas a cuidar do capital humano sob a ótica da experiência, ficando restritas a indicadores tradicionais de Gente e Gestão.

Visando tornar o E.E.P. uma abordagem fácil e ágil de ser aplicada nas empresas, é possível aplicar 3 etapas simples e fáceis de serem implementadas pelos profissionais de RH: Medir, Entender e Agir.

Medir

Não é possível propor melhorias sem conhecer profundamente as opiniões, comportamentos e atitudes dos seus “usuários finais”, no caso do E.E.P., os colaboradores são os usuários finais das ferramentas, processos, espaços, cultura organizacional e tudo mais que envolva o dia a dia de trabalho. Por isso, a primeira coisa a se fazer é ouvir o seu colaborador para entender a experiência de trabalho por lentes diferentes.

Entender

Levar em consideração o contexto pelo o qual o colaborador está passando é fundamental para entender quais resultados devem ser alcançados e quais experiências são importantes para atingi-los.

Agir

A análise dos dados e das percepções dos colaboradores acerca da experiência, bem como o entendimento do que realmente importa de acordo com o momento de cada um, são atividades fundamentais para o processo de priorização. Contudo, para que as ações surtam efeito no negócio, é necessário definir quais indicadores são importantes para o seu contexto como empresa. Com isso, fica mais claro entender quais iniciativas aplicadas à experiência do colaborador irão impactar positivamente os resultados desejados.

Após implementar as ações de melhoria, é preciso avaliar novamente a experiência dos colaboradores a fim de verificar se de fato houve alguma melhora nos resultados, além de capturar novos dados e insights, voltando novamente para a etapa “Medir”.

Nós podemos ajudar!Jobs & Talents é uma das áreas de atuação do Energy Group, operada pela Energy People e, oferece além das soluções integradas, com suporte em serviços que abrangem todas as funções estratégicas e operacionais da área de RH, a tercerização de serviços especializados, através de soluções inteligentes, agregando valor e reduzindo custos para as empresas.

 —————————

Sua opinião é muito bem-vinda! Comente, se expresse, esse espaço é seu 😉

Por favor, verifique os termos antes de realizar seu comentário:

  • Os comentários do blog são moderados.
  • Só publique comentários relacionados ao conteúdo do artigo.
  • Comentários anônimos não serão publicados.
  • Não coloque links de artigos de seu blog nos comentários.
  • Deseja nos contatar? Acesse o formulário de contato aqui.
  • Os comentários não refletem a opinião do autor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *