O Employee Experience Plus é um projeto de transformação nas organizações, que envolve uma mudança de cultura e atitudes totalmente focadas na jornada do colaborador na empresa. Quando o colaborador passa a estar no centro dos negócios, alinhado com as expectativas da organização, ele ganha vitalidade e interage de forma agregadora, enfatizando seu compromisso e engajamento com os resultados corporativos.
Trabalhar com Employee Experience Plus é trabalhar com empatia e dados para construir experiências relevantes, que geram algum resultado positivo para o colaborador e para a empresa. Essa combinação configura, de certa maneira, uma nova abordagem nas áreas de RH que, historicamente, não foram estimuladas a cuidar do capital humano sob a ótica da experiência, ficando restritas a indicadores tradicionais de Gente e Gestão.
Visando tornar o E.E.P. uma abordagem fácil e ágil de ser aplicada nas empresas, é possível aplicar 3 etapas simples e fáceis de serem implementadas pelos profissionais de RH: Medir, Entender e Agir.
Não é possível propor melhorias sem conhecer profundamente as opiniões, comportamentos e atitudes dos seus “usuários finais”, no caso do E.E.P., os colaboradores são os usuários finais das ferramentas, processos, espaços, cultura organizacional e tudo mais que envolva o dia a dia de trabalho. Por isso, a primeira coisa a se fazer é ouvir o seu colaborador para entender a experiência de trabalho por lentes diferentes.
Levar em consideração o contexto pelo o qual o colaborador está passando é fundamental para entender quais resultados devem ser alcançados e quais experiências são importantes para atingi-los.
A análise dos dados e das percepções dos colaboradores acerca da experiência, bem como o entendimento do que realmente importa de acordo com o momento de cada um, são atividades fundamentais para o processo de priorização. Contudo, para que as ações surtam efeito no negócio, é necessário definir quais indicadores são importantes para o seu contexto como empresa. Com isso, fica mais claro entender quais iniciativas aplicadas à experiência do colaborador irão impactar positivamente os resultados desejados.
Após implementar as ações de melhoria, é preciso avaliar novamente a experiência dos colaboradores a fim de verificar se de fato houve alguma melhora nos resultados, além de capturar novos dados e insights, voltando novamente para a etapa “Medir”.
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