Employee Experience Plus: melhorias de formas de trabalho, resultados palpáveis e gestão de processos

O employee experience, ou “experiência do funcionário”, é o conjunto de iniciativas, que visam uma melhoria gradativa no clima organizacional das empresas focando, exclusivamente, na construção de vivências significativas focadas no desenvolvimento de cada colaborador e tudo o que ele experimenta, durante o seu tempo de permanência dentro da companhia.

Um comparativo interessante é considerar o quadro de funcionários como um consumidor do dia a dia e, como tal, eles geram demandas, fazem exigências, criam necessidades e objetivos. É neste momento, que o employee experience, ou o EX, pode se destacar.

Se bem implementado e com uma manutenção aplicada adequadamente, o conceito traz uma maneira produtiva de valorizar a marca, por meio do cuidado em gerar experiências memoráveis aos recursos humanos da empresa, na maneira de propor iniciativas inovadoras que visam uma melhoria gradativa no clima organizacional.

Para tornar esses conceitos mais tangíveis, listamos alguns dos motivos mais importantes pelos quais investir na employee experience resultará em vantagens ao negócio.

  1. Mais engajamento e produtividade: ao adaptar a cultura da empresa de acordo com as preferências e o interesse dos colaboradores, eles percebem a dedicação do negócio em criar um ambiente mais estimulante, desafiador, com um maior engajamento e produtividade da equipe.
  2. Retenção de talentos: o alto índice de rotatividade — turnover— em uma corporação custa muito caro para a empresa, tanto financeiramente quando estrategicamente. Como o Employee Experience foca basicamente na valorização dos profissionais, há maiores chances de ocorrer a retenção de talentos.
  3. Desenvolvimento do profissional: quando existe a preocupação em lapidar os talentos dos colaboradores — seja por meio de treinamentos, um plano de carreira ou um sistema de avaliações de desempenho —, o ambiente se torna estimulante. Cabe, aqui, um trabalho em conjunto entre a liderança e o setor de RH. Assim, as alternativas idealizadas são cada vez mais personalizadas.

As empresas que conseguem despertar no seu time o estímulo para dar o melhor de si criam uma boa relação com os colaboradores e podem alinhar os objetivos que ajudam no crescimento pessoal e profissional. Que realizar uma gestão mais focada nas necessidades e características de cada um dos colaboradores?

Nós podemos ajudar! A Jobs & Talents é uma das áreas de atuação do Energy Group, operada pela Energy People e, oferece além das soluções integradas, com suporte em serviços que abrangem todas as funções estratégicas e operacionais da área de RH, a terceirização de serviços especializados, através de soluções inteligentes, agregando valor e reduzindo custos para as empresas.

 —————————

Sua opinião é muito bem-vinda! Comente, se expresse, esse espaço é seu 😉

Por favor, verifique os termos antes de realizar seu comentário:

  • Os comentários do blog são moderados.
  • Só publique comentários relacionados ao conteúdo do artigo.
  • Comentários anônimos não serão publicados.
  • Não coloque links de artigos de seu blog nos comentários.
  • Deseja nos contatar? Acesse o formulário de contato aqui.
  • Os comentários não refletem a opinião do autor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *