É hora de dar adeus às papeladas

Há quem afirme que nos momentos de crise surgem grandes oportunidades, não é? Então, se adotarmos essa perspectiva, não está na hora de acabar com a burocracia e papelada? Para que acumular pilhas de papel, perder tempo com envio de documentos, cuidar de arquivos físicos, manutenção de impressoras e impressão de relatórios se é possível fazer tudo isso e muito mais de modo digital?

A realidade é que as formas de trabalho e os meios de produtividade mudaram e continuam evoluindo. Os avanços tecnológicos impõem a necessidade de as equipes de Recursos Humanos não perderem mais tempo com atividades operacionais como a manipulação de papéis. Em determinadas empresas, pode até ser um desafio elaborar um processo seletivo rápido e eficiente para os profissionais de RH, todavia é preciso produzir mais com menos para multiplicar os resultados. Como assim?

Em outras palavras, as crises econômica e sanitária impuseram o distanciamento social, a redução das equipes, o aumento da produtividade, a economia de recursos e assim por diante, a fim de manter os empregos e garantir a sobrevivência das empresas. É a competitividade!

Já que a orientação é apertar os cintos, não faz muito sentido desperdiçar recursos com papelada e ocupar espaço em pastas e arquivos, gerando retrabalho. Pelo contrário! O uso de ferramentas digitais e a aplicação de metodologias ágeis chegaram para acabar de vez com a burocracia e a papelada.

Agilidade

Além de agilizar os procedimentos de seleção e admissão, o uso de tecnologia no setor favorece a integração de todas as fases do processo seletivo, desde a criação da oportunidade e anúncio da vaga disponível à avaliação dos resultados, facilitando a comunicação entre os colaboradores e o envio de documentação (digitalizada) por parte dos candidatos. Isso é demais!

Rapidez

Quando um colaborador precisar de uma informação urgente não é necessário analisar grandes volumes de documentos, pastas e arquivos físicos. O acesso digital acelera a busca por informações e favorece o desenvolvimento das atividades. Pode até sobrar um minuto para o cafezinho. Que tal?

Segurança

O armazenamento de dados traz mais segurança e confiabilidade devido à necessidade de autorização e senha de acesso aos arquivos, o que evita o compartilhamento de informações restritas e documentos sigilosos. Sensacional!!!

Capacitação

Da mesma forma que os gestores precisam enxergar as vantagens de se acabar com a papelada, os colaboradores devem perceber as oportunidades de crescimento na empresa com a implantação de novos sistemas e novas ferramentas de trabalho. Por isso, o treinamento é fundamental para ser aplicado na produtividade, pois vai impactar diretamente nos resultados da organização e você também é responsável por isso! Que legal, hein!

Economia

Economizar é a ordem do momento. Não se pode mais desperdiçar recursos com manutenção de impressoras, papel, tinta, pastas, arquivos e operacionalidade. A digitalização de documentos e o uso de softwares adequados resolvem todas essas questões, além de contribuir para ações sustentabilidade na empresa. Show! O planeta agradece!

Inovação

A ideia de empresa vencedora, líder bem sucedido, empreendedor de sucesso ou gestor de destaque está associada à inovação. É inconcebível imaginar uma reunião em que as lideranças trazem pastas e papéis! Se a sua empresa quer se destacar no mercado, é necessário estar atenta às novidades e tecnologias para enfrentar os riscos e aproveitar as oportunidades, a fim de sair na frente e conquistar os primeiros lugares. Aceleeeeera!

 —————————

Sua opinião é muito bem-vinda! Comente, se expresse, esse espaço é seu 😉

Por favor, verifique os termos antes de realizar seu comentário:

  • Os comentários do blog são moderados.
  • Só publique comentários relacionados ao conteúdo do artigo.
  • Comentários anônimos não serão publicados.
  • Não coloque links de artigos de seu blog nos comentários.
  • Deseja nos contatar? Acesse o formulário de contato aqui.
  • Os comentários não refletem a opinião do autor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *