Quem não quer trabalhar em uma empresa que tem sinergia, qualidade e eficiência? A cultura organizacional proporciona isso e muito mais, pois o seu conceito está relacionado ao conjunto de valores, propósitos e hábitos compartilhados por todas as pessoas que fazem parte de uma empresa.
Juntamente com os objetivos estabelecidos no planejamento estratégico, a cultura organizacional norteia tanto as atividades internas e como os relacionamentos com clientes, fornecedores e diversos públicos, revelando a sua importância ao apresentar as referências para o desenvolvimento das ações. É determinante para o crescimento da empresa, pois orienta as atitudes de direção e controle.
A realização de serviços e a fabricação de produtos podem ser copiados de uma empresa por outra, mas não é possível imitar a cultura organizacional. Esta é formada por crenças, normas, linguagens e dinâmicas que interagem em um universo particular, o que a diferencia das demais no contexto em que está inserida.
Benefícios
Ao favorecer a propagação e o entendimento da cultura organizacional em todos os ambientes da empresa, os resultados tendem a surgir naturalmente, destacando-se:
Desenvolvimento humano
Cabe à área de Recursos Humanos colaborar para a aplicação da cultura organizacional, contribuindo para a formação das equipes de trabalho. As contribuições oferecidas ao desenvolvimento de cada colaborador devem ir ao encontro das expectativas da empresa e indicar o comportamento esperado dos funcionários. O fortalecimento interno colabora significativamente para o engajamento às causas da empresa e melhora os resultados.
O papel do líder
Para que a cultura organizacional possa ser vivenciada no dia a dia, é necessário empenho por parte da direção. Não basta apenas apontar as diretrizes, colocar no quadro ou postar nas redes sociais. É preciso rever procedimentos e buscar avaliações constantes. E isso pode ser feito de modo simples através de: conversas durante o cafezinho; bate-papo com os responsáveis pela conservação e limpeza; confraternizações; integração com atividades da CIPA; responsabilidade social; avaliação de clientes; contato com fornecedores; entre outras iniciativas que permitem colher impressões sobre a empresa e tomar decisões assertivas.
Engajamento e difusão
A vivência da cultura organizacional só pode ser notada com o entendimento de que cada colaborador também a constrói e, ao assimilar o seu conteúdo, passa a propagar no dia a dia. Por isso, vale a reflexão sobre:
As respostas às referidas questões vão apontar o grau de envolvimento de cada um e servem de base para as possíveis ações a serem tomadas, visando o crescimento em grupo.
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