Cuide do seu coração!

Qual o risco que o hipertenso corre?
Quando não ocorre o tratamento adequado, a pressão alta pode levar ao derrame cerebral, infarto, insuficiência cardíaca e insuficiência renal.

Quem tem mais chances de ser hipertenso?
Obesos, pessoas com alimentação rica em sal (sódio responsável pela retenção de líquido aumentando ainda mais a pressão), sedentários, diabéticos e pessoas com histórico de hipertensão na família.

Quais os sintomas?
A maioria dos hipertensos não apresenta qualquer sintoma ou sinal referente à hipertensão Sintomas como dor de cabeça, dor na nuca, enjoos, tonturas e falta de ar podem estar associados à hipertensão, mas não são específicos da doença. Muitas vezes, os sintomas surgem quando a hipertensão já causou danos aos órgãos Por isso, é importante tratar a hipertensão mesmo sem sintomas.

A pressão alta não tem cura, mas tem tratamento e requer uma mudança no estilo de vida. Quem já é hipertenso, além de tomar as medicações conforme orientação médica e jamais abandonar o tratamento, é preciso criar hábitos saudáveis, como parar de fumar, diminuir o consumo de cafeína, álcool e sal nos alimentos, além de praticar atividades físicas e controlar o peso.

Atenção:
Consulte sempre um médico para avaliar questões acerca da sua saúde e bem estar. Os informativos de saúde tem o propósito de informar e não substituem um diagnóstico médico, os tratamentos prescritos ou o aconselhamento de um profissional de saúde.

Fonte: Sociedade Brasileira de Hipertensão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *