Contratação em tempos de quarentena, como fica esse processo que antes era essencialmente presencial?

A maior parte das empresas alteraram bruscamente suas atividades para se adaptarem durante o período de quarentena. Alguns departamentos e áreas, acabaram reinventando sua forma de trabalhar. Enquanto estamos em Home Office, alguns procedimentos que antes eram essencialmente presenciais, ganharam soluções eficientes que poderão ser mantidas após o isolamento.

Pouco mais de dois meses após o início da quarentena, indicado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil vem sentindo os impactos na economia. Tem sido um cenário altamente desafiador não somente pela insegurança no prazo de encerramento dessa medida, como, nas incertezas de um futuro próximo. Atividades não essenciais foram ‘obrigadas’ a encontrar alternativas para permanecerem ativas e o reflexo disso, ocorreu na rotina dos departamentos, que também precisaram se adaptar.

 
O mundo digital, definitivamente, deixou de ser opcional

Serviços e produtos que antes eram parcialmente ou exclusivamente off-line, descobriram na internet o melhor caminho para divulgação e comercialização.

Artistas de diversas áreas adotaram uma maneira de levar seu trabalho e interagir com o público em tempo real, através das ‘Lives’.

Educação? Somente à distância. Vantagem para as escolas e universidades que já aplicavam essa modalidade de ensino.

 
O que mudou na rotina das empresas em Home Office?

A transação de informações e documentos importantes recebeu maior atenção e mais protocolos de segurança foram adotados e reforçados para evitar o vazamento e roubo de dados. Dados estes, que saíram dos computadores e redes internas direto para a nuvem.

Plataformas de armazenamento ganharam mais visibilidade e ainda mais certificações têm sido exigidas para garantir a segurança durante e depois da migração de dados.

 

Confiabilidade nunca fez tanto sentido

O isolamento social trouxe o afastamento físico entre os colegas, mas, a tecnologia os reaproximou permitindo a continuidade de projetos, planejamento e execução de tarefas, mantendo as corporações em funcionamento e a economia girando.

Confiar na equipe, na estrutura e nos processos faz toda a diferença. Por isso é importante manter clara a política, a visão, a missão e os valores, mesmo fora da empresa. Reforçar o contato entre os colaboradores, suas equipes e lideranças. Além de analisar, cuidadosamente, os fornecedores que permanecerão ou farão parte da rotina da empresa. Tudo isso pode determinar sua jornada durante esse período.

 
RH e a quarentena

Entrevistas via call não eram novidade antes da quarentena, entretanto, esse modelo se intensificou e novos talentos têm sido contratados diariamente sem nenhum contato pessoal com sua equipe ou liderança. Mas, e os processos?

Não era uma tarefa simples manter a ordem por meio de planilhas em Excel espalhadas em computadores e pastas na rede interna. E agora, como está a Gestão da área de Recursos Humanos durante essa quarentena?

Já apresentamos em outro artigo a Plataforma de Gestão de Benefícios em nuvem – SIMBA Digital para resolver essa questão e hoje, mostramos mais uma funcionalidade essencial em tempos de isolamento que é o Módulo Admissão e Demissão.

Digital e totalmente seguro, o Módulo Admissão e Demissão do SIMBA Digital promove a agilidade nos processos através da transmissão online de dados, oferecendo um painel de controle exclusivo, onde a área de RH consegue acompanhar em tempo real todas as informações e documentos transacionados.

Na etapa de admissão, por exemplo, em poucos minutos o candidato pode preencher todas as informações e enviar os documentos solicitados para efetivar sua contratação através de um computador, tablet ou celular com acesso à internet, seja no site ou aplicativo da solução. Este módulo acelera as contratações através da facilidade nos processos, oferecendo transparência e segurança no envio nos documentos.

O Módulo Admissão e Demissão do SIMBA Digital oferece proteção de dados, com acesso restrito, atendendo a Legislação Trabalhista e Social, otimizando os processos de admissão e demissão através da interação efetiva com o candidato aprovado.

A sua empresa já realiza o processo de admissão de forma on-line e interativa? Conheça melhor essa solução clicando aqui.

 —————————

Sua opinião é muito bem-vinda! Comente, se expresse, esse espaço é seu 😉

Por favor, verifique os termos antes de realizar seu comentário:

  • Os comentários do blog são moderados.
  • Só publique comentários relacionados ao conteúdo do artigo.
  • Comentários anônimos não serão publicados.
  • Não coloque links de artigos de seu blog nos comentários.
  • Deseja nos contatar? Acesse o formulário de contato aqui.
  • Os comentários não refletem a opinião do autor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *