Consumo de Combustível: o que fazer para reduzir?

O combustível no Brasil não é barato. Nossa carga tributária é uma das mais altas do mundo. Pagamos, em média, 17% do valor total em ICMS e 9% em CIDE, PIS/PASEP e COFINS.

O controle de combustível, está diretamente ligado à possibilidade de reduzir o tempo de trajeto, aumentar a produtividade da equipe e, consequentemente, obter uma maior lucratividade no faturamento da empresa.  

No gerenciamento de frota, seja qual for o porte, é possível adotar um planejamento mais preciso, focando na economia de detalhes, com medidas que contribuam para a redução do consumo de combustível.  

Realizar essa tarefa não é nada fácil, principalmente para empresas que possuem frota com muitos veículos.

 
Gaste menos combustível

Um estudo realizado pela revista Exame em parceria com a consultoria automotiva Jato Dynamics apontou que em um ano, o brasileiro pode gastar até R$ 7.390,00 em combustível. Portanto, o levantamento apontou que ao adotar as boas práticas ao volante e, fazer a manutenção correta do veículo, pode reduzir o gasto em até 35%. Acompanhe, a seguir, algumas dicas para reduzir os gastos com o consumo de combustível da frota.

Treinamento: orientação dos motoristas, quanto às atitudes que evitam o gasto desnecessário de combustível — como por exemplo, evitar freadas bruscas, desligar o veículo em caso de congestionamento, evitar o uso do ar condicionado e até mesmo utilizar rotas alternativas em caso de engarrafamentos, entre outras práticas, viabiliza o alinhamento de estratégias para a diminuição de gastos.

Peso Transportado: o excesso do peso dentro dos veículos, pode representar um gasto muito maior com combustível.

Preços praticados pelos postos: entre um posto de abastecimento e outro pode haver uma diferença considerável nos preços. Alguns deles oferecem, inclusive, preços especiais para clientes fidelizados. Negocie com esses fornecedores e procure fechar parcerias que podem trazer benefícios para seu negócio. Essa é uma excelente forma de economizar combustível e fornecer uma fonte segura de abastecimento.

Calibragem de Pneus: verificar a calibragem dos pneus pelo menos uma vez a cada semana, variando de acordo com a necessidade de cada frota. Os pneus com uma pressão abaixo do limite adequado podem elevar o gasto com combustíveis em até 4%, segundo o portal O Engenheiro Disse. Esta simples medida, além de ajudar a economizar combustível, contribui para o aumento da vida útil dos pneus e adia os custos com a reposição dessas peças.

Seguindo essas dicas é possível economizar combustível para a sua frota. No entanto, para que essa economia aconteça, é primordial que exista uma gestão de controles rígidos, para o acompanhamento da implementação das regras de monitoramento. Somente será possível identificar se há mesmo a redução utilizando indicadores de performance desta operação.

 

Energy Fleet Services, é uma empresa do Energy Groupespecializada em gestão de frotas executivas. Com projetos flexíveis e individuais, propõe soluções assertivas de acordo com o que sua empresa precisa. Tudo para garantir a melhor experiência e sensação de tranquilidade para os seus clientes. 

Contate nossos especialistas aqui.

 —————————

Sua opinião é muito bem-vinda! Comente, se expresse, esse espaço é seu 😉

Por favor, verifique os termos antes de realizar seu comentário:

  • Os comentários do blog são moderados.
  • Só publique comentários relacionados ao conteúdo do artigo.
  • Comentários anônimos não serão publicados.
  • Não coloque links de artigos de seu blog nos comentários.
  • Deseja nos contatar? Acesse o formulário de contato aqui.
  • Os comentários não refletem a opinião do autor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *