Como melhorar a produtividade durante o trabalho remoto

A pandemia do Coronavírus alterou a rotina de muitas empresas e profissionais que se viram em uma quarentena ‘forçada’, para conter a velocidade de contaminação do vírus. E assim, de forma repentina, passamos todos trabalhar de forma remota, direto de nossas casas.

Muitos profissionais já tiveram a experiência de trabalhar Home Office, mas, para a maioria pode ser a primeira experiência de trabalho remoto.
Independentemente do grau de experiência Home Office, é preciso saber que trabalhar em casa exige muita disciplina e foco.

Trazemos para você 8 dicas para que sua produtividade não caia e o foco no resultado seja mantido durante o home office!

1. Crie uma rotina
Não é porque você está em casa que pode trabalhar no horário que quiser. Até é possível que haja uma certa flexibilidade dependendo da sua atividade e do seu acordo com a empresa. Mas se, por exemplo, sua função é atender clientes, deve estar disponível em seu horário habitual de trabalho.
O ideal é que estabeleça horários como em uma empresa. Um cronograma claro, sobre quando trabalhar e quando encerrar o dia, ajuda a manter o equilíbrio entre vida profissional e vida pessoal.
Caso seu trabalho permita uma rotina mais flexível, procure fazer com que essa flexibilidade seja a exceção e não a regra. O ideal é tentar ao máximo seguir uma rotina.

2. Defina uma lista de coisas a fazer
Trabalhar de casa exige muita disciplina e o estabelecimento de rotina contribui para isso. Se você tem vários projetos para desenvolver e/ ou várias tarefas para realizar durante a semana, uma lista de coisas a fazer (to-do list) pode ajudar na sua organização.
Existem pessoas que gostam de preparar a lista no início da semana ou ao final do dia para programar o dia seguinte, outras ainda, preferem fazê-la antes de iniciar sua rotina. Encontre o jeito que melhor funciona para você e relacione as atividades que precisará finalizar ou entregar. Isso contribuirá para dar mais foco ao seu trabalho.

3. Estabeleça pausas
Se você trabalha para uma empresa, já conhece a política da sua organização sobre os intervalos. Siga-os, mesmo em home office.
As pausas são importantes para a produtividade, pois são os momentos em que você pode levantar, caminhar e até fazer alguns alongamentos.

4. Vista-se como se fosse trabalhar fora
O sonho de trabalhar de pijama em casa não é exatamente uma boa prática em home office. Tenha em mente que a maneira com que você se veste influencia, também, na sua produtividade. Parece algo bem simples, mas, ao se vestir como se estivesse em um escritório, você assumirá seriedade e responsabilidade. E isto, indiretamente afetará na qualidade e no ritmo do seu trabalho.

5. Tenha um local organizado para trabalhar
No mundo ideal do home office a pessoa deve ter um espaço separado para fazer o papel do seu escritório. Como em muitos casos isso não é possível, é recomendado que o espaço esteja, ao menos, organizado.
Por exemplo, se seu local de trabalho for a mesa de jantar, tire tudo que estiver em cima dela e organize suas coisas. Quanto mais próximo da aparência de escritório, limpo e organizado, melhor será para a sua rotina.

6. Fique longe das distrações
Fazer home office pode ser muito difícil se sua atenção for facilmente desviada para o sofá, a louça, o passeio com o cachorro etc.
Aqui é importante voltar para a dica número 1 e lembrar que existe uma rotina de trabalho e que você deve segui-la para sua não perder o foco e afetar sua produtividade.

 

7. Defina regras
Defina regras básicas com outras pessoas em sua casa ou com quem compartilha seu espaço, enquanto você trabalha. Caso tenha filhos e eles também estejam em casa, deixe claro que você está trabalhando e que, portanto, existem coisas que podem e que não podem fazer.
Sabemos que a rotina de uma pessoa que faz home office e tem família em casa é bem diferente de quando ela está na empresa. Na maioria das vezes, os filhos irão exigir atenção e isso não tem como evitar. No entanto, procure sempre definir regras para que eles entendam que dará atenção a eles, mas, antes precisará finalizar suas tarefas. Tente criar um cronograma recheado de atividades para entretê-los ao longo do dia, especialmente para os mais novos.

8. Faça chamadas em vídeo
Principalmente em momentos de isolamento, garantir o contato com pessoas de fora é fundamental. Para manter a produtividade no trabalho e sua saúde mental, organize chamadas em vídeo com seus colegas.
Vocês podem discutir projetos, fazer alinhamentos e conversar um pouco sobre outros temas, fora do ambiente de trabalho (como se fosse a pausa do cafézinho no escritório). Isso é para te lembrar que mesmo fisicamente separado do seu time, vocês continuam unidos.

Estas dicas podem ajudá-lo a manter o foco e ser ainda mais produtivo. 

Home Office não é sinônimo de férias e, as ações e resultados individuais impactam o coletivo, portanto, vamos nos manter motivados e mãos à obra!

 —————————

Sua opinião é muito bem-vinda! Comente, se expresse, esse espaço é seu 😉

Por favor, verifique os termos antes de realizar seu comentário:

  • Os comentários do blog são moderados.
  • Só publique comentários relacionados ao conteúdo do artigo.
  • Comentários anônimos não serão publicados.
  • Não coloque links de artigos de seu blog nos comentários.
  • Deseja nos contatar? Acesse o formulário de contato aqui.
  • Os comentários não refletem a opinião do autor.3. t

6 respostas

    1. Olá Eliana, tudo bem? Plataformas de afiliados e soluções não são novas, mas, tiveram projeção e crescimento durante esse período de quarentena. Para muitos, isso passou a ser visto como uma alternativa de produção de conteúdo e para outros, no entanto, uma forma de ganhar dinheiro extra com a ‘representação’ de produtos ou serviços de terceiros. Procure referências de profissionais que já tenham experiência nestas e em outras plataformas, antes de se ‘jogar’ 😉 Continue nos acompanhando e interagindo conosco.

  1. Gostei do artigo, me deu uma força para tirar algumas
    pequenas dúvidas que eu tinha.
    Eu também tenho um site, da uma visualizada nele
    também, tenho algo muito bom que vai ajudar você a
    divulgar muito este seu site, videos e etc.
    Tenho certeza que você vai adorar o que vai conhecer, é
    totalmente exclusivo.
    Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *