Como promover o diálogo entre a sua equipe diante as limitações do home office

Em tradução livre para o português, home office quer dizer “trabalho em casa”, uma modalidade também conhecida como trabalho remoto. Em tempos de crise, como a provocada pela propagação da covid-19, o home office tornou-se a realidade imediata de diversas empresas.

Quando se fala em comunicação no home office, as adversidades de alinhamento da equipe se mantêm semelhantes às do trabalho presencial. Contudo, há diferenças brutais no modo de transmissão da informação, que passa a ser mediado por ferramentas, sejam elas sincrônicas ou não.

Por isso, aos que ocupam cargos de gerência liderança, tem sido crucial dominar tais ferramentas e algumas técnicas de comunicação que dinamizam o fluxo de dados e conservam a sinergia entre os profissionais.

Existe a possibilidade de que após esse período de pandemia, haja um grande salto na adoção do trabalho remoto como efeito de longo prazo. Apesar das circunstâncias, esse pode ser um momento de se quebrar preconceitos e paradigmas em relação a isso, tendo em vista que muitas empresas têm dúvidas sobre a possibilidade de adesão ao home office e outros benefícios de flexibilidade para os colaboradores.

Essa habilidade passa pelo desenvolvimento de rituais internos e uma cultura remota bem estabelecida. Para empresas que estão começando a aplicar o trabalho remoto agora, isso pode parecer muito desafiador, mas com um pouco de planejamento é possível aplicar ações efetivas a curto, médio e longo prazo. Confira nossas dicas!

  1. Afine as expectativas

Invista na transparência ao compartilhar as informações. Explicite possíveis adaptações em relação ao acompanhamento de resultados e deixe o canal de comunicação aberto para dar e receber feedbacks constantemente.

  1. Defina quais ferramentas serão utilizadas

As novas ferramentas de comunicação (Skype, Google Hangouts, Zoom, Adobe Connect etc.) possibilitam interações contínuas, diretas e em tempo real entre os colaboradores, sendo fundamentais para promover o alinhamento da equipe e a dinamização do fluxo de comunicação.

   3. Estabeleça uma rotina de comunicação diária

Promova um momento diário de comunicação por meio de uma reunião breve com todos os membros de sua equipe. Desta forma os profissionais conservam o contato diário com seus colegas, como no cotidiano do trabalho presencial, o que aumenta a sinergia do time.

  1. Crie o hábito de responder prontamente

Incentive seus colaboradores a responder prontamente a mensagens, atender (vídeo) chamadas. Lembre-os que a informação pode ser urgente e que retê-la pode paralisar parte do trabalho de alguém.

  1. Não interrompa constantemente sua equipe

Para executar algumas tarefas, é importante que as pessoas reservem períodos de maior concentração. Para isso, oriente-as a bloquear suas agendas e, se necessário, a desativar suas notificações. 

  1. Resolva situações complexas com uma ligação

Formas de comunicação escrita, como e-mail e mensagens de texto, têm maior probabilidade de provocar mal-entendidos e interpretações dúbias. Por isso, em caso de problemas emergenciais ou situações que possam dar margem a suposições, considere ligar para a outra pessoa e passar as informações de forma mais detalhada. 

Não é difícil e é bastante rentável investir em Home Office se for o momento para a sua empresa. Mas é preciso ter regras, treinamentos e confiança para que dê tudo certo na hora de iniciar a sua equipe nessa cultura.

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